Teatro | Portal da Educativa | 13/07/2018 08h43

Espetáculo leva teatro de bonecos e mensagem ambiental para escolas e ruas da Capital

Compartilhe:

Um espetáculo de teatro de bonecos está percorrendo escolas e praças públicas de Campo Grande para orientar as crianças sobre a importância da conservação ambiental. A peça “Navegantes”, uma montagem da Florescer do Cerrado, traz Fernanda Kunzler e Eron Rios operando os bonecos que protagonizam a história, em meio a uma aventura para sobreviverem em um cenário na qual a preservação das águas é mais do que necessária.

Com direção de Lú Bigatão Rios, música ao vivo de Gustavo Vargas, direção de arte de Anderson Bosh e bonecos e cenários assinados por Wilson Motta, “Navegantes” conta a história de Douralis, uma peixinha curiosa que quer deixar o Pantanal e conhecer o mar. O parceiro de viagem, Jacaléguas, desiste da aventura, deixando a amiga sozinha na imensidão das águas, em meio a perigos e à descoberta de novos amigos e de uma melhor percepção do ambiente ao redor.

A peça traz uma metáfora sobre relações internas do ser humano, abordando também a degradação ambiental sob o ponto de vista dos animais. Peixes, jacarés, ariranhas, cobras, sapos e até seres mitológicos que integram a cultura local se unem a animais marinhos para falar sobre a luta para viverem em meio ao desaparecimento de matas ciliares, assoreamento, poluição das águas e pesca predatória.

Desde 9 de julho, a peça percorre espaços públicos e de ensino da cidade para distribuir sua mensagem. Naquele dia, alunos da Escola Municipal Ernesto Garcia, na Vila Eliane, puderam acompanhar o espetáculo.

Nesta quinta-feira (12) a encenação aconteceu na Escola Municipal Iracema Maria Vicente e na Escola Municipal Danda Nunes (rua Caliandra, 225, Vivendas do Bosque).

Na segunda-feira (16), “Navegantes” será apresentada na Praça dos Imigrantes (cruzamento das ruas Rui Barbosa, Joaquim Murtinho e Barão de Melgaço no Centro de Campo Grande) a partir das 19h30. E na próxima quinta (19), às 18h30, o Teatro de Arena da Orla Morena (avenida Noroeste, s/n, no Cabreúva) recebe o espetáculo.

Companhia

A Florescer do Cerrado foi criada em 2008, embora seus integrantes estejam juntos há 20 anos, tendo como maior paixão o teatro de bonecos. “Queimada é fogo”, “Guaribinha e sua turma” (em cartaz até hoje), “Prevenir é melhor que remediar”, “As aventuras no mundo encanado” (encenada em todo o mês de outubro desde 2013) e “Dedo Verde” estão entre os espetáculos que já caíram nas graças do público.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS