Teatro | Da Assessoria | 03/10/2020 08h52

#EmCasaComSesc realiza espetáculos transmitidos do palco

Compartilhe:

Após completar três meses no ar, a programação da série Dança #EmCasaComSesc, que traz coreografias inéditas ou adaptadas dos principais artistas da dança brasileira, entra em nova fase, com a transmissão de espetáculos direto dos palcos das unidades do Sesc na capital paulista, sem a presença de público e seguindo todos os protocolos de segurança. As apresentações serão intercaladas com as lives realizadas na casa dos artistas. A série permanece às terças e quintas, como de costume, mas agora em novo horário, às 21h.

Com a mudança, o Sesc São Paulo passa a acolher apresentações com formações maiores, que contarão com os recursos do palco, permitindo que os trabalhos possam ser executados na íntegra ou bem próximos do original. O formato híbrido, com a manutenção das performances que acontecem no ambiente domiciliar, permite que a série continue oferecendo encontros com artistas de outros estados ou em condições de maior vulnerabilidade ao coronavírus. Ao mesmo tempo, ao abrir as portas dos palcos do Sesc, dá-se oportunidade a mais profissionais para realizarem seu trabalho, ajudando a estimular o setor cultural.

Na terça-feira (6/10), a artista Diane Ichimaru | Confraria de Dança apresenta "Desatino", um mosaico de inquietudes trazido a partir de fragmentos de seus solos autorais "Carta para não mandar..." e "Adverso", com o qual venceu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) em 2009 como melhor criadora-intérprete. A ação em cena é recontextualizada ao acontecimento pandêmico, proclamando seu desassossegado desentendimento das adversidades deste momento histórico. Seus desdobramentos criativos ocupam a sede da Confraria da Dança, que é também sua residência. Diane Ichimaru é graduada em dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Enquanto criadora-intérprete teve fortes experiências sob a direção de Graziela Rodrigues e João das Neves, entre outros. Desenvolve projetos junto a seu parceiro Marcelo Rodrigues pela Confraria da Dança desde 1996, onde também concebe projetos de cenografia, figurino e criação gráfica. Sua trajetória autoral transgride as fronteiras entre a dança, o teatro, a literatura e artes plásticas. A artista constrói seu discurso por meio de singularidades, embasado em sua formação intercultural estruturada por sua genealogia nipo/ítalo/brasileira. Classificação: 14 anos.

Inaugurando a nova fase da série Dança #EmCasaComSesc, na quinta-feira (8/10), a Cisne Negro Cia. de Dança apresenta Ziggy - Tributo a David Bowie!, diretamente do palco do Sesc 24 de Maio. Com coreografia de Mário Nascimento, que também selecionou a trilha sonora, nove dançarinos da companhia apresentam esse tributo a um dos maiores ícones da música mundial. O espetáculo é um mergulho interpretativo à genialidade de Bowie (1947-2016), único em sua trajetória pela diversidade de aptidões artísticas, seja como músico, ator, cantor, compositor, instrumentista e produtor. Bowie influenciou também o mundo da moda pelo jeito peculiar de seus figurinos e cenários e é um dos artistas mais reverenciados e respeitados do último século. Para a criação dos figurinos da companhia, foi convidado o figurinista brasileiro, Fábio Namatame, que fez uma releitura dos modelos originais, focando-se nas tendências dos anos 1970 e 1980, uma fase "psicodélica", muito colorida, com combinações inusitadas e cortes diagonais. O tributo conta também com o trabalho de visagismo de Chloé Gaya, que traduziu nos rostos dos bailarinos a ousada e andrógena alma de David Bowie. No elenco, estarão André Santana, César Dias Cirqueira, Felipe Silva, Fernando Souza, Gabriela Evangelista, Giovanna Perez, Isabelle Dantas, Renato Lima e Willian Gásparo. Classificação: 14 anos.

Até aqui, o Dança #EmCasaComSesc exibiu 29 apresentações com audiência que chega a mais de 56 mil visualizações (até 01/10). Já passaram pela série os bailarinos e coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, em espetáculo com fragmentos da pesquisa "Outras Formas"; Diogo Granato apresentou "Toda Vez que me Despeço"; a dupla Key Sawao e Ricardo Iazzetta trouxe a "Dança do Dia"; Rubens Oliveira fez sua estreia em espetáculo solo com "Makahla"; Morena Nascimento foi atração com a dança-improviso "MADEIRA, uma Dança para meu Pai"; Márcio Greyk apresentou "Solos de Laje"; Cristian Duarte mostrou "Home100"; Jussara Miller trouxe o solo "Proximidade, um Olhar para o Avesso"; Denise Stutz esteve com o espetáculo "3 Solos em 1 Tempo"; Celly IDD e DG Fabulloso - Clássicos do Passinho apresentaram "Passinho, Dança e Tela"; Cesar Dias apresentou "Ser"; Frank Ejara & Discípulos do Ritmo apresentaram "(Com)Fluência - Pocket"; Lu Favoreto mostrou "LÁ, Onde a Gente Dançava Sobre Espelhos"; Jorge Alencar e Neto Machado apresentaram "Biblioteca de Dança"; Luciane Ramos-Silva mostrou "Gabinete de Curiosidades"; Marina Guzzo performou "Floresta"; Letícia Forattini e Otávio Portela, da São Paulo Companhia de Dança, apresentaram "Cartas para um Outro Tempo"; Luis Arrieta performou "Casa Tomada"; Dudude Herrmann apresentou "Danças Guardadas pela Casa", Eliana de Santana apresentou "Agnes & Alice", Suely Machado mostrou "Memórias", Jorge Garcia fez "Plano Sequência/INDOOR", Nave Gris Cia Cênica apresentou "Mu Ntûnda", Fabrício Licursi performou "Dança para Esquecer o Vô", Estela Lapponi apresentou "Manifesto!!!", Mauricio Flórez mostrou "Bolero - Flórez para Ravel", e o coletivo Zona Agbara apresentou "Engasgadas, um Ensaio para Regurgitar o Mundo" .

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS