Teatro | Da redação | 28/02/2018 09h46

Coletivo Veraju apresentou peça com tema indígena

Compartilhe:

Nesta terça-feira (26), o Grupo Veraju apresentou o espetáculo "Mborahéi Rapére – Pelas Trilhas do Canto", na Unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Amambai. O espetáculo é releitura de cantos indígenas, em especial os dos Kaiowá, explorando diversas possibilidades harmônicas, rítmicas, melódicas e cosmológicas dessas canções, razão pela qual o trabalho cênico-musical se desenvolve também com base em mitos e danças indígenas, considerados tradicionais pelas comunidades.

O evento foi uma iniciativa do Projeto de Extensão Sochiarte: ciclo de debates e ações culturais, desenvolvido na UEMS de Amambai. O projeto conta com alunos e professores que se encarregaram da produção local para a realização do espetáculo, e contaram com o apoio da Unidade, que disponibilizou micro-ônibus para o transporte do coletivo de Dourados à Amambai.

Para a coordenadora do projeto, a professora Célia Foster, as palavras cantadas, com toda a potência da arte com a qual o coletivo Veraju apresentou, é o resultado de um trabalho de pesquisa e ensaios intensos, mediados pela sensibilidade dos seus integrantes, valorizando a dança e o canto indígena. “É muito lindo ver que para que vocês pudessem demonstrar todo esse sentimento, vocês tiveram que de fato vivenciar experiências e isso engrandece ainda mais o projeto de vocês", disse Célia.

Para a acadêmica do 1º ano de Ciências Sociais, Simone Silva, a apresentação trouxe um misto de sentimentos, que permeou entre o medo do desconhecido e o encantamento com a apresentação. "No início eu fiquei com um pouco de medo, porque era algo que eu não conhecia, mas com o decorrer da apresentação, a gente vai se entregando ao sentimento bom que causa", afirmou Simone.

Além da apresentação em Amambaí, o Grupo Veraju ministrará também oficinas em Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Assunção, sobre as práticas corporais e vocais que deram corpo ao trabalho cênico, frutos das danças e dos cantos indígenas em composição com os conhecimentos e técnicas corporais do grupo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS