Teatro | Da redação | 24/09/2016 06h36

Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro chega a Campo Grande com o espetáculo 'Quem Matou o Morto'

Compartilhe:

Conhecido por divulgar as produções do Estado e fomentar a formação de plateia nas cidades do interior, o Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro – temporada 2016 passará pela primeira vez por Campo Grande, neste sábado (24), no Armazém Cultural (Museologia) às 19h30, com o espetáculo Quem Matou o Morto, da Cia Theastai de Artes Cênicas. A entrada como sempre é gratuita.

O Circuito é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), em teatros, espaços alternativos, ruas e praças em 48 cidades do MS. Todos os espetáculos foram selecionados por edital aberto, com ampla atuação do setorial responsável na definição das diretrizes.

Depois de Campo Grande no dia 24, Chapadão do Sul abre as portas do Ginásio de Esportes, no dia 25, às 19h30, fechando o ciclo da Cia Theastai no Circuito.

Quem Matou o Morto – Inspirado no Teatro do Absurdo a peça utiliza-se de esquecidas técnicas circenses, dança e música para tornar o espetáculo denso e alegre. O morto retrata a figura de todos os ditadores assassinos da História da Humanidade. Os desumanos generais que em nome da ordem política mataram, torturaram, prenderam, sequestraram e desapareceram com crianças.

O Maitrê fascista e misterioso é encenado pelo bom e translúcido ator Michel Stevan. A viúva interpretada por Társila Bonelli é afortunada e infeliz, “una pobre mujer”. A comédia e os saltos “mortais” são realizados pelo ator e bailarino João Rocha.

O espetáculo foi escrito e dirigido por Breno Moroni, que trouxe para o MS os espetáculos “Godgle”, “Os Corcurdas” e “Tenda das Adivinhações”, todos de sua autoria e direção com diferentes companhias teatrais do Mato Grosso do Sul.

EntreLinhas – No dia da apresentação em Campo Grande, o diretor da peça, Breno Moroni, vai lançar o seu primeiro livro “EntreLinhas”. O livro conta a história de um avô e um neto que jogam xadrez. De repente todas as peças do jogo são obrigadas a se posicionar em relação às opiniões de João. Os bispos, torres, cavalos, reis e rainhas se movem em direções que nunca seriam permitidas se fossem obedecidas às regras do jogo.

“Comecei a pensar essa história décadas atrás quando meu pai tentou me ensinar a jogar, nunca aprendi, sempre questionei o porquê dos cavalos só poderem andar em L. Escrevi para meus filhos, mas serve para todos, crianças e adultos, pois outra histoória é contada nas entrelinhas”, revelou o autor.

Serviço – A entrada para todos os espetáculos do Circuito Sul-Mato-Grossense é franca. Outras informações no Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, quarto andar, no Centro, ou pelos telefones (67) 3316-9172 ou 3316-9173.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS