Teatro | Portal da Educativa | 27/02/2019 09h27

Circo do Mato leva espetáculo para pequenos municípios e distrito de MS

Compartilhe:

O Circo do Mato conclui nesta quarta-feira (27), em Rochedinho, o projeto “Entorno do Centro – Reencontro”, contemplado pelo Prêmio FUNARTE para Circulação de Espetáculos Circenses – 2018 – Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto circula com espetáculo “Os Corcundas” do autor e diretor Breno Moroni e tem como proposta contemplar públicos que dificilmente sairiam de suas localidades para apreciar um espetáculo, contemplando toda a família, em seus dias/horários livres e em locais de fácil acesso, além da gratuidade nas apresentações. Dos20 projetos contemplados pelo país, apenas dois são do Centro-Oeste.

O projeto com o subtítulo Reencontro faz referência a um projeto anterior do próprio grupo, realizado em 2015 e também contemplado pela FUNARTE – Fundação Nacional de Arte, intitulado “Entorno do Centro”, onde o mesmo circulou por 8 pequenos municípios e distritos localizados no entorno da capital, Campo Grande; onde observa-se que embora as pessoas estejam próximas da capital, não significa que tenham acesso a arte.

O elenco conta com Luciana Kreutzer e Mauro Guimarães, produção e operação de luz e som, Laila Pulchério, fotografia Larissa Pulchério, assistentes de produção: Glaucia Pires, Nilcieni Maciel e Douglas Caetano, além do autor e diretor Breno Moroni.

O espetáculo é uma pantomima medieval, que conta a saga de dois corcundas errantes: ele, o Corcunda, simpático, feio e puro! Como um cão, tenta ser amigo, mas, tem medo dos homens! Ela, a Corcunda, é feia e brincalhona. Esperta como um macaco, não percebe a opinião ou lógica das pessoas. Depois de caminharem pelo mundo, sem nada para vender ou comprar, são arrebatados por um amor sincero, avassalador, verdadeiro, engraçado e puro. Um espetáculo que diverte e emociona!

A circulação aconteceu durante todo o mês de fevereiro nos municípios e distritos de Rochedo, Fala Verdade, Terenos, Jaraguari, Piraputanga e amanhã, dia 27, em Rochedinho. A apresentação será , às 19 horas na Escola Rural Barão do Rio Branco.

Na primeira experiência (2015), uma das mais ricas vividas pelo grupo, o espetáculo levado à época, foi muito bem recebido e apreciado pelo público; ficou para ambas as partes, a expectativa do retorno.

Projetos assim já foram realizados pelo Circo do Mato em outras ocasiões e vem se tornando a cada ano, um dos principais focos de seu trabalho, por exemplo: “Uma Praça, Uma Igreja e o Palhaço no ½ da Rua” realizado em 2011 pela região do Vale Ivinhema/MS; “Palhaços na Fronteira” em 2012, circulando por cidades que fazem fronteira seca com o Mato Grosso do Sul, entre Brasil e Paraguai; “Tem Um Pé de Circo no Pantanal” em 2014, pelas cidades pantaneiras de MS; “Circo do Mato na terra do Pé de Cedro – uma identidade em formação” em 2014, pelo município de Coxim, onde além da cidade, incluiu distritos, povoados e fazenda dentro do pantanal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS