Teatro | Da redação | 26/08/2016 07h18

BuZum! realiza sessões gratuitas do espetáculo “Máquinas” para celebrar o aniversário da Capital

Compartilhe:

O BuZum!, premiada companhia de teatro de bonecos sobre rodas que já percorreu mais de 150 mil quilômetros por todo o Brasil levando a magia do palco para alunos de escolas públicas, participa das comemorações de aniversário de Campo Grande em grande estilo: no dia 26 de agosto, o projeto estaciona seu ônibus no Parque das Nações Indígenas para oferecer aos pequenos campo-grandenses seis sessões gratuitas do espetáculo Máquinas, que ensina sobre a evolução dos meios de transporte de forma lúdica e divertida. O espetáculo tem o apoio da Fundação de Cultura e do Ministério da Cultura.

A companhia chega a Campo Grande depois de passar por Mundo Novo, Itaquiraí, Coxim e Bandeirante. Durante a incursão, a primeira pelo Estado, cerca de 2.400 crianças puderam conferir as apresentações. Adaptado em um ônibus que se transforma em sala de teatro, o BuZum! é equipado com palco, iluminação, ar condicionado e espaço para a plateia com capacidade para receber até 50 espectadores por sessão.

O espetáculo Máquinas envolve dois bonecos em uma história de amor que atravessa os tempos. Para agradar a sua amada, o protagonista inventa diversos meios de transporte para chegar à Lua e ganhar o seu tão desejado beijo de amor. Os personagens fazem uma viagem no tempo, percorrendo desertos e montanhas a pé, a cavalo, em uma embarcação, de carro, até a invenção do foguete. Desenvolvida por Beto Andreetta e Mari Gutierrez, a peça dirigida por Wanderley Piras conta com trilha sonora original assinada por César Maluf e já foi apresentada mais de 1170 vezes, alcançando um público de mais de 53 mil pessoas em cerca de 50 cidades do país.

Educação

Quando o BuZum! estaciona em frente a uma escola ou instituição, as peças em cartaz levam também ensinamentos que podem ser utilizados pelos professores. Para isso, foi desenvolvido pelo BuZum!, em parceria com o Instituto Saberes, o Livro do Professor, um material pedagógico entregue a cada professor após assistirem aos espetáculos. ‘São muitos os temas que podem ser trabalhados nas aulas de história, geografia, português, matemática’, conta Mari Gutierrez. Com o apoio do material pedagógico, os professores conseguem relacionar o assunto abordado na peça à matéria lecionada em sala de aula, expandindo, assim, os conhecimentos do aluno. O objetivo é instigar a curiosidade das crianças antes mesmo das apresentações e mantê-la após a passagem do BuZum!. Por meio de intertextualidade, charadas, brincadeiras, curiosidades e dicas literárias, os alunos aprendem de forma leve e didática sobre diferentes temas.

Em 2015, a companhia de teatro itinerante completou cinco anos com números expressivos: foram cerca de seis mil apresentações para 300 mil espectadores de 900 escolas públicas, em 250 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e, agora, Mato Grosso do Sul.

Prêmios

Em 2016, o BuZum! recebeu o Prêmio Governador do Estado para Cultura, na categoria Arte para Crianças – Voto Popular. Em 2014, a companhia foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção e Melhor Autor de Texto Original no 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem (ex-Prêmio Femsa).

erviço:
BuZum! apresenta ‘Máquinas’ no aniversário de Campo Grande no dia 26 de agosto (sexta-feira) no Parque das Nações Indígenaas na avenida Afonso Pena, 7000 (estacionamento da Fundação de Turismo) – Horários das sessões: 10h | 10h30 | 11h | 15h | 16h | 17h

Mais informações em www.buzum.com.br, Youtube: https://www.youtube.com/user/canalbuzum, Facebook: https://www.facebook.com/ProjetoBuZum

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS