Teatro | Com Prefeitura de Bataguassu | 25/10/2019 13h10

Bataguassu participa da final estadual do Fetran-MS

Compartilhe:

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou esta semana, em Campo Grande, a final do 10º Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN MS). Bataguassu foi representada por alunos da Escola Municipal "Marechal Rondon", que pelo segundo ano consecutivo participaram da fase estadual do evento.

Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Regina Duarte de Barros Dovale, o município apresentou a peça teatral “O Trânsito Made in Roça” e competiu na categoria infantil.

Regina comentou que o espetáculo narrou a história de duas crianças moradoras de um sítio que utilizavam o transporte escolar para irem à escola na cidade. A condutora do veículo, a motorista Agostina é parada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no trajeto por estar com a velocidade acima do permitido e também ser flagrada fazendo uso do telefone celular.

Devido a infração, as crianças acabaram chegando atrasadas em seu destino e quando voltaram para a casa tiveram uma grande aventura para contar a seus pais.

A peça teve o envolvimento dos alunos Cristoffer Henrique Santos Nascimento (personagem Nerso); Giovanna da Silva Iralla (personagem PRF); Iza Marcela Moreira Belo (personagem Agostina); Karolayne Batista Almeida (personagem filha Mariquinha); Kettelen Raianny Vitoria Gonçalves Silva (personagem Candinha) e Stéphannie Balarin Silva (personagem filha Terezinha).

Houve ainda apoio da Prefeitura de Bataguassu, Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e Centro Cultural de Bataguassu; pais dos alunos; direção, coordenação e professores da Escola Municipal “Marechal Rondon” e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel) responsável pela cedência do coordenador municipal de Lazer e instrutor de teatro, Marcelo André Batista, que realizou os ensaios dos alunos.

A secretária lembrou que no ano passado o município conquistou o segundo lugar na categoria infantil com a peça “Abracadabra” competindo com outras 230 apresentações.

Ela revelou ainda que durante toda semana os alunos ficaram hospedados em um hotel em Campo Grande, participando de diversas atividades, tudo custeado pela PRF.

Os professores responsáveis pelas peças teatrais finalistas foram premiados com aparelhos televisores além de canecas personalizadas do festival.

Apresentação

Durante a final estadual, o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) esteve presente acompanhando a apresentação dos estudantes bataguassuenses. A etapa aconteceu no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande (MS) e reuniu dezenove escolas finalistas de diversas cidades do estado.

Caravina parabenizou todos os envolvidos na coordenação do espetáculo, em especial, os alunos, que deram vida aos personagens. "Independente do resultado, todos os alunos são vencedores", comentou.

Confira os resultados

Categoria infantil - Escola Municipal Adenisaldo Araújo de Rezende de Nova Alvorada do Sul - Peça: Atitude consciente o futuro é agora - Professora Cíntia Camila Chaves

Categoria infanto-juvenil - Escola Municipal Leonor de Souza Araújo de Nova Alvorada do Sul (MS) - Peça: Trânsito: a mágica da vida e da morte - Professora Ignês Garcia Mendes

Categoria juvenil - Instituto Federal de Aquidauana (MS) - Peça: Caminho sem retorno - Professora Maria Cemir Estadulho

As três peças campeãs ganharam uma viagem cultural para a capital federal, Brasília (DF). Foram premiados ainda o melhor ator, a melhor atriz, o melhor texto de peça teatral e a melhor arte visual.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS