Show | Da redação | 25/06/2018 10h00

Oito apresentações musicais marcam circulação cultural nos câmpus

Compartilhe:

Com última apresentação no Câmpus do Pantanal (CPAN), terminou na sexta-feira a circulação cultural promovida pela UFMS com exibições musicais de artistas sul-mato-grossenses. A circulação cultural nos câmpus da UFMS soma oito exibições musicais.

Entre os dias 11, 12, 13 e 14 de junho, as exibições ocorreram nos câmpus de Ponta Porã (CPPP), Coxim (CPCX), Naviraí (CPNV), Aquidauana (CPAQ), Paranaíba (CPAR), Nova Andradina (CPNA) e Três Lagoas (CPTL), com apresentações de dois grupos de câmara da orquestra sinfônica de Campo Grande e do duo de violão dos professores Peter Rahmeier e Rafael Salgado.

Em quatro dias de apresentações, os músicos utilizaram uma ampla variedade de instrumentos como a viola, violoncelo, flauta, violino e violão. Essa diversidade de sons foi importante para agradar todos os públicos que compareceram aos espetáculos. As exibições movimentaram os câmpus e proporcionaram uma gratificante experiência para quem aprecia música clássica e regional de artistas como Johann Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos, Francisco Tárrega, entre outros.

A Orquestra Sinfônica “Pantanal Group” reuniu cerca de 120 pessoas no anfiteatro do Câmpus de Coxim e 200 espectadores no auditório da unidade II do Câmpus de Aquidauana, com exibição inserida à programação do IV Congresso Internacional de História Regional.

De acordo com o diretor do CPAQ, professor Auri Frubel, as apresentações somaram à cultura dos docentes e discentes que participaram do evento. “Notei que a plateia ficou encantada diante da oportunidade de assistir uma apresentação de um quarteto tão qualificado, com um reportório clássico sofisticado.”

A diretora do CPCX, professora Eliene Dias de Oliveira, também elogiou a iniciativa da UFMS e a participação externa da comunidade no evento. “O público recebeu a atração de forma carinhosa. Além dos servidores e alunos, houve a presença de grupos da comunidade externa, inclusive um grupo de Rio Verde, que se deslocou só para assistir à apresentação.”

A acadêmica de Pedagogia do CPNV, Larissa de Assis Lima, acredita ser fundamental o empenho da Universidade em realizar exibições culturais diversificadas nos câmpus. “Eventos como esse estimulam a arte e acrescentam expressões artísticas e culturais diferentes do que estamos acostumados no dia a dia, como a flauta utilizada pela orquestra e trazer isso para a comunidade acadêmica é essencial.”

Para o diretor do CPNV, Daniel Lopes, “momentos como esses permitem a interação e a reflexão acadêmica e são essenciais para o desenvolvimento cultural de toda a comunidade universitária e para o Câmpus se consolidar na construção de sentidos para a formação e a vida das pessoas”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS