Show | Da redação/com Dourados News | 05/03/2014 15h20

Fetems completa 35 anos e celebra data histórica com show de Almir Sater

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Federação dos Trabalhadores de Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) completa nesta segunda-feira (3), 35 anos de história sindical. Por coincidir com a semana de carnaval, a celebração pela data será no domingo (16), às 16h, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, com show do cantor Almir Sater.

Segundo assessoria de imprensa da Fetems, a educação era precária. Não havia estrutura, faltavam escolas e não havia concurso público. Na pauta de reivindicações, com as questões salariais, sempre esteve à luta por uma educação de qualidade, bem como pela valorização profissional da categoria, tanto professores quanto administrativos.

capacidade de organização foi determinante para consolidar o movimento e hoje, a FETEMS já é uma das maiores entidades sindicais de todo o Centro-Oeste brasileiro reunindo 72 sindicatos municipais filiados, mais de 25 mil trabalhadores na base e representa 45% do funcionalismo público de Mato Grosso do Sul.

Hoje, já não exige tanto uma postura de enfrentamento, mas sim, de manutenção das conquistas e renovação das bandeiras de luta.Os anos de 2012/2013 foram marcos de grandes vitórias para a FETEMS. Em meio a reivindicações, negociações, muita luta e persistência, foi possível garantir direitos e efetivar conquistas. Entre elas, a retomada de negociações com o governador André Puccinelli (PMDB), que resultou na reformulação da Lei Complementar 0087/2000.

A legislação unifica a carreira de administrativos e professores, acrescentando oito mil profissionais ao Estatuto da Educação Básica, amplia a promoção funcional e regulamenta a implantação de 1/3 da hora-atividade, a partir de 2014. A unificação da carreira é uma reivindicação que vinha sendo debatida por mais de 20 anos. Outros pontos conquistados são a política salarial do magistério, contemplando a política salarial de implantação do piso por 20 horas, único Estado do Brasil a obter esta conquista, a progressão funcional dos administrativos da educação, a realização do concurso de remoção do magistério, e a realização do concurso público para o magistério e para os administrativos da educação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS