Show | Da redação | 18/05/2018 10h20

Alunos participam de espetáculo que destaca poesia de Manoel de Barros

Compartilhe:

Estudantes de onze escolas e quatro Centros de Educação Infantil (Ceinfs) da Rede Municipal de Ensino (Rede Municipal de Ensino) se emocionaram esta semana durante apresentação do espetáculo cênico-musical “Crianceiras”, inspirado na obra do poeta sul-mato-grossense Manoel de Barros e musicado pelo cantor e compositor Márcio de Camillo. Ao todo, 3,4 mil alunos foram contemplados na terça e quarta-feira com a apresentação, que aconteceu no teatro Glauce Rocha.

O projeto visa oportunizar a professores e alunos, uma aproximação das crianças com a literatura, música, teatro, cinema de animação e tecnologia digital, que são os elementos que compõem o espetáculo.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que marcou presença na apresentação dessa quarta-feira, comentou sobre a iniciativa e o que ela trás de influência para os alunos.

“Achei ótimo o envolvimento das crianças, e para nós da Reme, trazer as crianças sem custo para assistir esse espetáculo é maravilhoso, porque na região que muitas escolas estão, eles não têm a oportunidade. Então, poder assistir a um espetáculo dessa grandiosidade é muito importante”, destacou a titular da Semed.

Na questão curricular, a secretária ainda complementou que a apresentação contribui na formação das crianças. “Influencia na formação do indivíduo, na questão da musicalização, da arte. Tudo isso está incluso no currículo deles no dia a dia das aulas. Os alunos estarem no teatro assistindo esse tipo de apresentação é fundamental”, disse Elza.

Arte como transformação pedagógica

Para os professores das escolas da Rede Municipal de Ensino, que acompanharam as crianças, a arte vem como uma forma de transformação, conduzindo para a melhoria no ambiente escolar, além de proporcionar oportunidades de diversão.

A coordenadora pedagógica Vera Lucia Almeida, da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, fala sobre a importância do espetáculo para o público de sua escola e a relevância na área pedagógica.

“É muito importante porque a clientela da escola é bem carente, é bom para o desenvolvimento deles. As crianças irão perceber que existe outro mundo, além daquele lá da escola, da família e da região que eles vivem”, enfatizou.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia Queiroz, Maria Rochele Cerejo, participar do espetáculo é levar para as crianças conhecimento sobre a cultura do Estado.

“Muitos deles não têm a oportunidade de participar ou ate mesmo de sair do bairro e isso já é um primeiro ponto positivo. O outro é estar em um teatro e conhecer músicas de boa qualidade. Manoel de Barros é uma referência nossa. Estar aqui é mostrar para as crianças o nosso estado”, pontuou.

Da Reme para o palco

Uma das apresentadoras do espetáculo “Crianceiras”, Ângela Montalvão, que foi professora de artes da Rede Municipal de Ensino e atendeu escolas em regiões carentes, fala da relevância da cultura inserida na vida das crianças.

“A cultura, as manifestações artísticas abrem portas, tanto para o autoconhecimento do aluno e em termos interdisciplinares. A arte também é uma grande ferramenta educacional e essa possibilidade das escolas irem ao teatro é realmente incrível”, disse.

Ângela acredita que há uma troca de emoções entre os atores e os alunos que enriquece o currículo escolar e mencionou que a escola precisa ter esse contato com as produções artísticas locais e nacionais. “A arte é uma ferramenta potente, toda pessoa de certa forma tem uma habilidade artística, seja nas artes visuais, na música, teatro, na dança ou mesmo indo como apreciador. É uma ferramenta pedagógica rica e só vem a somar”, afirmou.

Emoção

Para o músico e ator Márcio de Camillo, que realiza as narrações das poesias musicalizadas do poeta Manoel de Barros, familiarizar as crianças desde cedo com as obras de um dos maiores escritores do país, morte em 2014, é uma forma de eternizar e perpetuar às futuras gerações, sua obra.

“Essa é uma oportunidade muito boa das crianças terem contato com o teatro, com o espetáculo, com a obra de Manoel Barros e com as palavras inventadas por ele. Só tenho a agradecer a Semed por essa oportunidade de mostrar nosso trabalho para essas crianças”, elogiou.

Ele ainda completa dizendo que a arte influencia na área pedagógica das escolas, no cotidiano e na vida das crianças. “A criança nasce poeta e ai ela vai se contaminado e talvez até se travando. Eu acho que a escola tem essa missão, a de colocar na criança o poder da criação, essa vontade de estar em contato, por exemplo, com esse poeta”, destacou.

O espetáculo “Crianceiras”, que é interativo, acompanha material paradidático para reforçar a disciplina de Artes. O artista ainda citou que o projeto envolve mais do que o palco, e leva para os envolvidos, uma base completa, onde os professores podem contar com uma plataforma digital de um aplicativo para smartphone, Nele é disponibilizada a história e obra do poeta e a apresentação do próprio espetáculo. Além da biografia de Manoel de Barros, Marcio destacou que o aplicativo também traz outros autores da literatura brasileira, como Mario Quintana.

O artista destacou que o espetáculo só pode ser realizado através da parceria que teve com a Prefeitura Municipal, através do FEMIC – Fundo Municipal de Cultura.

“As coisas que não tem nome são as mais pronunciadas por crianças. Só o sorriso delas já é uma palavra”, finaliza Marcio sobre a percepção da reação das crianças prestigiando o espetáculo.

O aplicativo esta disponível gratuitamente para todos. Para baixar é só acessar o Play Store do celular.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS