Sesc | Com Do Café ao Happy Hour | 22/06/2019 07h48

Sesc Três Lagoas leva a cultura regional para dentro da sala de aula

Compartilhe:

A professora Kelli Salmi Garcia Nunes aproveitando as festividades pelo aniversário de 104 de Três Lagoas elaborou um projeto com atividades que resgatam a cultura e a origem dos alunos.

A primeira das atividades aconteceu no dia 14, com a participação da renomada dupla sertaneja de Três Lagoas (MS), Anderson Mattos e Claudinho Sanfoneiro, que passaram o dia na escola se apresentando para os alunos. No repertório, músicas típicas da região, como moda de viola, vaneira, chamamé, dentre outras.

O projeto que é bastante amplo inclui uma visita à Casa do Artesão, aborda também a questão da culinária da cidade, com seus pratos típicos, dentre eles o pastelzinho da feira, os peixes que estão presentes no dia a dia dos moradores da cidade, bem como, dos turistas e o famoso churrasco nosso de cada dia. Outro costume que não ficará de fora deste importante projeto é a famosa e tradicional roda de tereré, que resgata o hábito de se reunir com os amigos para uma prosa boa, em quanto se saboreia a deliciosa e refrescante bebida, não é demais?

“Foi um grande prazer poder levar a nossa música raiz aos alunos, ficamos muito honrados em participar deste projeto”, destacou Claudinho um dos membros da dupla.

O projeto foi elaborado a partir da necessidade de que os alunos conheçam a história da cidade em que vivem. Saber a história de uma cidade significa resgatar e preservar sua tradição e memória. A importância de preservar a memória da nossa cidade está no fato de ser uma das formas de valorizar a nossa origem ou o lugar que escolhemos viver.

Trata-se de uma oportunidade única para compreender, inclusive, a nossa própria identidade.

Compreendemos que através do estudo da história local o aluno pode desenvolver mais facilmente habilidades como: analisar, compreender, comparar, dentre outras habilidades extremamente importantes no estudo de história. Além de compreender conceitos como cultura, ideologia, identidade, estruturas sociais e relações de poder da história local. Com esse projeto percebemos que podemos ensinar história de modo que o aluno se sinta parte dela e principalmente se perceba como sujeito histórico.

Em virtude das comemorações do 104º aniversário da nossa cidade, acreditamos ser esse momento propício ao estudo, debate e discussão sobre a história de nossa cidade. Sendo esse conhecimento da história local de relevante importância. Pois a partir do momento o aluno encontra sentido no estudo da história da sua cidade, resultando em uma aprendizagem eficaz das disciplinas.

A primeira atração que trouxemos para os nossos alunos foi a dupla sertaneja Anderson e Claudinho. Os cantores apresentaram músicas típicas do nosso estado e cidade como chamamé, vaneira e moda de viola, a fim de despertar o interesse dos alunos pela cultura Três Lagoense.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS