Sesc | Da redação | 02/04/2016 08h53

Sesc Morada terá café literário com autor do livro “O Primeiro Vampiro”

Compartilhe:

Na próxima terça-feira, dia 05 de abril, o Sesc Morada dos Baís terá Café Literário com o escritor Ewerton Carvalho, autor do livro “O Primeiro Vampiro”, publicado pela Editora Novo Século. A ação acontece às 19 horas e a participação é aberta ao público.

O livro narra a história de Ohrí, que criado pela feiticeira Baba, aos cinco anos, conhece poções que curam e matam. Levado por uma caravana cigana, é escravizado por um duque em seu castelo. Caindo nas graças do Conde Wladimir, ele conhece a vingança na forma mais fria. Ao ser libertado, Ohrí encontra Khoran, um velho andarilho que o leva ao último refúgio dos celtas e druidas, nos confins da Irlanda. No povoado paradisíaco, Hy Breasail, a magia e a realidade se misturam e, após várias provações, Ohrí se torna adulto e é batizado com o Alkahest, o sal da vida. Porém, a morte de um ente querido o faz partir para fugir da dor e buscar, de novo, a paz. Em vez disso, ele encontra a guerra nas Cruzadas ao lado de Ricardo Coração de Leão. Agraciado com uma dádiva enviada das estrelas, Ohrí encontra a tão procurada paz. No entanto, ela não dura muito e um chamado irrecusável o leva a uma armadilha que o faz se considerar o culpado pela tragédia. Acreditando ser detentor de alguma maldição, parte em busca de respostas.

Sobre o autor – Ewerton Carvalho é um autêntico profissional multimídia: enófilo, barista, escritor, poeta, perito judicial e ecocardiografista em tempo integral. O segredo para conseguir conciliar tantas tarefas e com total profissionalismo, segundo ele, é ter paixão pelo que faz. Formado em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ewerton trabalhou mais de 20 anos no Rio de Janeiro, cidade que acabou lhe despertando os sentidos para as boas coisas da vida. Entre um exame e outro nos hospitais cariocas, estudou e formou-se na prestigiada Associação Brasileira de Sommeliers – ABS/RJ, fez o curso de barista (profissional especializado em cafés de alta qualidade) e dava os primeiros passos na literatura, escrevendo poemas e romances que ficaram guardados na gaveta.

Morando em Campo Grande há dois anos, onde além de exercer a medicina ministra cursos de enogastronomia, o médico decidiu que era o momento de colocar sua verve literária ao crivo dos leitores. O resultado já está nas livrarias com o título “O Primeiro Vampiro”, uma obra consistente, recheada de fatos históricos sobre um dos mitos mais apaixonantes do cinema e da literatura. A escolha do tema, segundo o autor, é a fascinação pelas histórias de vampiros desde a infância. Depois de cinco anos de intensa pesquisa sobre o assunto, o autor resolveu contar a verdadeira história destas criaturas que habitam o imaginário dos humanos há séculos. Para ele, os vampiros que brilham a luz do dia à moda hollywoodiana, não têm nada a ver com os registros da época das bruxas e ciganos.

Na opinião do poeta, membro da ASL e crítico literário, Rubênio Marcelo: “Todo o conjunto (76 capítulos) do livro emociona. Além da caracterização diversificada do locus, o enredo desenvolve-se num rol bem dosado de fascinantes cenas timbradas em ações de ecléticos personagens. A saga do protagonista Ohrí Pandur Maw passa por terras e águas, vales e florestas, castelos e cavernas, opressões, desditas, conflitos, mistérios, privações e provações, tragédias e dores, reencontros e libertações, e a busca contínua da verdade e da paz...Em narrativa ficcional envolvente, Ewerton esbanja criatividade, provando que está afinado com aquela assertiva freudiana: “o fantástico é a interioridade que aflora e se desenvolve”. Assim, numa atmosfera enigmática entre o racional e o insólito, entre o palpável e o sobrenatural, ele encadeia, com dinamismo, do início ao fim, episódios e eventos em constantes movimentos, atraindo até o mais distraído leitor, situando-o também nas searas do mítico e do onírico”.

Lançado nacionalmente em agosto, o livro estará à venda na Livraria Saraiva, Leitura, e on line na Cia dos Livros e na Amazon.com.br

Serviço – O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Informações 3311-4300. A programação pode ser consultada no site do Sesc MS -http://www.sescms.com.br/

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS