Sesc | Midiamax | 18/10/2016 15h18

Sesc faz balanço de ocupações culturais e prevê abertura do Cine Campo Grande para 2018

Compartilhe:

O Sesc de Mato Grosso do Sul anunciou na última semana que em breve ocupará a 30ª Circunscrição do Serviço Militar, prédio instalado na Avenida Afonso Pena, 2270, cuja fachada histórica é tombada como patrimônio do Estado. A ação corrobora com uma constante já praticada pela instituição, que é a de retomar e abrir para o público espaços antes sem uso cultural. Há mais de um ano que o Sesc ocupa a Morada dos Baís, e segundo a diretora Regina Ferro, a ação deve continuar. "A Morada traz um resgate da nossa memória, e estamos muito felizes com o projeto", explica.

Para quem não sabe, praticamente todos os dias o espaço recebe música ao vivo, com gastronomia, exposições culturais e o Museu Lídia Baís, que foi ampliado pelo Sesc e aberto para o público. "No caso do Museu da Lídia Baís, na Morada dos Baís, nós ampliamos, acrescentamos uma sala nova com peças que adquirimos da família, ampliamos o museu", afirma a diretora.
No começo das atividades, o público era tímido, e embora hoje seja um programa amplamente adaptado à realidade do campo-grandense, nem sempre foi assim. "Nós pensávamos no começo, quando abrimos: 'a perenidade é que vai trazer esse público'. Sempre que você for lá vai ter alguma coisa, as pessoas vão para lá para ver um show, são oportunidades que vão surgindo", enaltece.

Por exemplo, nesta semana, a programação cultural do Sesc Morada dos Baís começa com o samba de Chokito, na quarta-feira (19). Já na quinta-feira (20), a banda de reggae e samba rock Dona Nega apresenta um show com releituras de nomes como Tim Maia e Jorge Ben. Na sexta-feira (21), é a vez da banda Whisky de Segunda, que apresenta o melhor do blues de Mato Grosso do Sul. E assim, a programação continua fim de semana adentro.

Cinema em obras

As notícias de que o Cine Campo Grande, localizado na Rua 15 de Novembro, seria comprado pelo Sesc para se tornar um espaço cultural começaram a circular em 2013, e de lá para cá a venda se consolidou no ano passado. Mas o espaço continua fechado com tapumes e em obra. Segundo Regina Ferro, as obras estão andando, apesar da distância de tempo, e o local deve ficar pronto para o público em 2018. "O projeto arquitetônico está sendo feito, e a gente espera que em 2018 esteja funcionando. Dá uma ansiedade aguardar mesmo, mas estamos trabalhando", analisa.

No caso dos prédios da Morada dos Baís e da 30ª Circunscrição do Serviço Militar, onde também funciona o Museu da FEB (Força Expedicionária Brasileira), apenas adequações foram feitas para receber as atividades culturais. Embora o Sesc não confirme, o Cine Campo Grande parece ter recebido muito mais benfeitorias em sua estrutura. A previsão é de que ali funcione um teatro, um café e uma galeria de arte. O projeto é do arquiteto Rubens Fernando de Camillo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS