Sesc | Com Sesc | 02/04/2020 10h17

Sesc divulga dicas nutricionais para turbinar sistema imunológico

Compartilhe:

Diante da pandemia do coronavírus, manter o sistema imunológico ativo é um dos pontos mais importantes para que, caso venha a contrair o Coronavírus (COVID-19), a doença não se agrave. Para auxiliar a população a se fortalecer, o Sesc Saúde tem algumas dicas de alimentação e condutas.

A primeira delas é se manter hidratado, bebendo muita água, além de uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, dormir entre 06 e 08 horas por noite e, claro, intensificar os cuidados com a higiene pessoal e manter as vacinas em dia.

É preciso evitar o excesso de bebidas alcoólicas, consumo de alimentos industrializados, uso do tabaco, o estresse prolongado, automedicação, sobrepeso e desequilíbrio hormonal.

A assessora técnica em Saúde do Sesc, Mariana Ribeiro, dá dicas de alimentos que fortalecem o sistema imune: “Incorpore na sua rotina diária alguns temperos naturais como alho, cebola, cúrcuma, gengibre, alecrim, orégano e limão. São alimentos de fácil acesso que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de contribuir para refeições saborosas. Podem ser utilizados para temperar carnes, sopas, arroz, feijão, saladas e sucos.

Sobre complementação de nutrientes, Mariana destaca que minerais como zinco, ferro, selênio e cobre participam na produção de anticorpos e protegem o organismo contra infecções. Eles podem ser encontrados em alimentos como castanhas e sementes, cereais integrais, leguminosas, leite integral, ovos e carnes vermelhas.

Outra aposta certeira são as vitaminas,que mantém o equilíbrio do organismo e fortalecimento dos sistemas de defesa. Especialmente as vitaminas do complexo B e as antioxidantes que possuem participação fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico. “Vitaminas do complexo B podem ser encontradas em carnes, ovos, leite e derivados, frutosdo mar, fígado, folhas verdes e peixes de águas profundas (atum, salmão, sardinha). Já as vitaminas antioxidantes: peixes de águas profundas (atum,salmão, sardinha), frutas cítricas, pimentão, caju, cenoura, manga, ovos,linhaça, óleos vegetais, leguminosas, fígado, leite e amendoim”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS