Sesc | Com Sesc | 30/09/2019 15h22

Sesc Cultura inicia programação comemorativa ao aniversário de MS

Compartilhe:

Literatura, música e cinema na programação da primeira semana de outubro do Sesc Cultura, que preparou uma programação especial para o aniversário de Mato Grosso do Sul.

No dia 3/10, às 19h, a Quinta Instrumental traz a Campo Grande a Orquestra Corumbaense de Viola Caipira do Sesc. O concerto traz a identidade cultural da fronteira, um trabalho de fomento, incentivo e resgate dos ritmos que permeiam o ideário do nosso cancioneiro popular: a Guarânia Paraguaia, o Chamamé Argentino e o Rasqueado Sul-Mato-Grossense em arranjos para viola caipira por divisão de naipes.

Na sexta-feira, dia 4 às 18h30, tem palestra e lançamento do livro “Para fazer chorar as pedras – guarânias e rasqueados em um Brasil fronteiriço”, de Evandro Higa. Palestra sobre o livro que traz uma investigação etnomusicológica com uma abordagem para além desses dois gêneros, se debruçando em reflexões que envolvem o contexto musical sul-mato-grossense e o cenário da música popular no Brasil.

Cinema – Nas sessões de quarta-feira, às 15h e 19h e de sexta-feira, 04 de outubro, às 19 horas, o Cine Sesc abre a programação, que neste mês tem como tema, “Amores, términos e recomeços”. Abrindo a programação o filme “Tangerina”, dirigido por Sean Baker. Após descobrir que foi traída por seu namorado enquanto estava na prisão, uma prostituta e sua melhor amiga buscam se vingar do traidor.

No sábado, 5, mais cinema e literatura. Às 19 horas tem Café Literário com lançamento do livro Sherlock Holmes em “A maldição do rochedo”, de Ewerton Carvalho. A história foi ambientada no início do século XX com suspeitos e vítimas intimamente ligadas, levando a um final que nem Sherlock Holmes imaginaria.

A Sessão Filmes Daqui, às 19h30, exibe dois curtas locais produzidos de forma colaborativa. Nós, O(u)tros (2015),com direção de Rodolfo Ikeda e Helton Pérez, foi produzido de forma (co)laborativa e in(ter)dependente pelo ColetivoColetivo e conta cinco histórias em diferentes línguas e linguagens audiovisuais (videoclipe, industrial, noir, documentário e experimental), unidas por temáticas comuns: a identidade, a alteridade, a coletividade e a interdependência. O segundo curta a ser exibido é “Moradas (2018)”, produzido a partir da Oficina Prática de Direção e Produção Audiovisual no Sesc Cultura, de Rodolfo Ikeda e Helton Perez em conjunto com os alunos da oficina, programação Centenário Morada dos Baís.

Clube de Leitura – Na quarta-feira, 02, às 19 horas, tem encontro do Clube de Leitura, que desta vez discute o clássico da literatura nacional “Os sertões”, de Euclides da Cunha.

Autor de escrita densa, dura e desbravadora foi o homenageado da 17ª Festa Literária de Paraty (Flip) 2019. Para participar do Clube de Leitura, basta ter cartão válido do Sesc e se inscrever, na unidade. O investimento, para fazer o cartão, é de R$ 15,00, sendo que comerciários e dependentes não pagam.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. O funcionamento é de terça-feira a sábado das 13h às 21h30 e da Central de relacionamento: 13h às 17h30 e das 19h às 21h30. A Biblioteca atende das 13h às 21h30 e a Galeria de Arte fica aberta das 13h às 21h30. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS