Sesc | Da redação | 30/03/2017 14h22

Sesc coloca literatura em foco com a “Arte da Palavra”

Compartilhe:

A partir de abril a literatura terá enfoque especial no Sesc Corumbá e Sesc Cultura, em Campo Grande, com atividades no Teatro Prosa e Sesc Morada dos Baís. As ações envolvem toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.

Este é o primeiro projeto do Sesc de circuito nacional de promoção da literatura. O Arte da Palavra vai percorrer 13 estados, democratizando e facilitando o acesso da população à obra literária brasileira em suas variadas manifestações. Até dezembro, o projeto passará por 48 cidades, reunindo 91 artistas e escritores, com atuação nos eixos: Circuito de Autores, Circuito de Oralidades e Circuito de Criação Literária.

Em Mato Grosso do Sul, dentre os participantes, estão autores como Bráulio Tavares, Cintia Moscovich, Rafael Gallo, Rafael Coutinho, Socorro Acioli e Oscar Nakasato.

Circuito de Autores - Gratuito, o Circuito de Autores começa no dia 04 de abril no Teatro Prosa, do Sesc Horto, em Campo Grande e no dia 06 de abril, às 19h30, no Sesc Corumbá. A idade mínima exigida nesta etapa é de 12 anos.

É o momento voltado à valorização e divulgação nas diferentes comunidades literárias, onde as obras serão lidas localmente antes da chegada dos autores, a fim de enriquecer o debate no encontro com os leitores.

Esta etapa, contará com participação de André Timm e Carol Bensimon, e o debate será mediado por Júlio Xavier Galharte, destacando a nova geração da literatura contemporânea brasileira e como as mídias sociais interferem no processo de formação dos leitores na atualidade.

Circuito de Criação Literária - As oficinas, que integram o circuito de criação literária, começam também no dia 04 de abril e será no Sesc Morada dos Baís, em Campo Grande, até o dia 08 de abril, sempre das 14h às 18 horas. As oficinas serão ministradas por Leo Cunha na sala multiuso. O investimento é de R$ 20,00 e é preciso ter pelo menos 18 anos para participar. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na unidade, de terça a sábado das 14h às 17h, ou das 19h às 21h.

Os participantes conhecerão as múltiplas faces da criação poética: lirismo, reflexão, jogo, musicalidade e visualidade. Leitura e produção de textos poéticos. O processo de publicação do livro de poesia.

Em Corumbá, haverá oficina no mesmo período, com Ciro Gonçalves, no prédio do Senac. O investimento é de R$ 20,00. A oficina abordará o despertar da escrita dos participantes. Técnicas de apresentação, desbloqueio e Acabamento da Escrita; Estrutura Narrativa e Conceitos com enfoque na Criação poética e de mini-contos.

Circuito de Oralidades - Por fim, a agenda voltada ao Circuito de Oralidades começa em maio e segue até outubro. Neste momento, a oralidade é privilegiada. Tanto na Capital quanto em Corumbá haverá apresentações poéticas do gaúcho Richard Serraria, dos cariocas Lívia e Fred, do capixaba Fabiano Moraes e do baiano Denisson Palumbo. Uma ação voltada aos contadores de histórias, saraus, cantadores e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas.

Na Capital, as apresentações, que são gratuitas, acontecem sempre às 19h30 nos dias 04 de maio, 22 de junho, 03 de agosto e 20 de outubro. Em Corumbá, 06 de maio, 24 de junho, 05 de agosto e 22 de outubro, às 19h30.

Serviço – O Sesc Corumbá fica na rua 13 de junho, 1703 - Centro. Informações pelo telefone (67) 3232-3130. O Sesc Horto, está localizado na rua Anhanduí, 200. O Sesc Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140. Informações pelo telefone (67) 3311-4300. Acompanhe a programação no site www.sescms.com.br

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS