Série ideias do Sesc/SP trata de trabalho, felicidade, saúde e bem-estar

"/>
Sesc | Com Jessica Orlandi | 05/04/2021 11h31

Série ideias do Sesc/SP trata de trabalho, felicidade, saúde e bem-estar

Compartilhe:

A série Ideias, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Entre os dias 06 e 10 de abril, a série trata de assuntos diversos, como Trabalho, Felicidade e Saúde: Relações com o Bem-Estar, na terça (06/04); Educação Midiática: Como Informar Crianças e Adolescentes em Tempos de Infodemia?, na quinta (08/04) e, encerrando a programação da semana, no sábado, (10/04), Saúde Mental das Mulheres em Tempos Pandêmicos. Para mais informações sobre as mesas e seus participantes, consulte a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

6 de abril, terça-feira, 16h
Trabalho, Felicidade e Saúde: Relações com o Bem-Estar

Neste momento histórico da humanidade, nos deparamos com novos modos de vida que, seja dentro ou fora de casa, nos obrigaram a estabelecer outras relações com o trabalho, a refletir sobre os conceitos de felicidade e a ampliar as compreensões sobre saúde. Para muitas pessoas, a vida pessoal e a carreira profissional estão enlaçadas e se confundem na rotina diária. Para outras, o trabalho oferece exposição e tensão, no tempo em que "a palavra de ordem" é (ou deveria ser) "fique em casa". O debate, que faz parte do projeto Inspira, Ações Para Uma Vida Saudável, refletirá sobre questões como: Será que essa mudança de paradigma do trabalho nos apresenta novas formas de pensar a felicidade? Individual ou coletivamente, podemos criar outras perspectivas de saúde? Como esses campos se relacionam com o nosso bem-estar?

Participantes:

André Luís Vizzaccaro-Amaral - doutor em Ciências Sociais pela Unesp, mestre e graduado em Psicologia pela Unesp e especialista com MBA em Gestão de Projetos e em Gestão Estratégica de Negócios pela USP. Fez pós-doutorado em Psicologia pela USP. Professor e pesquisador do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e autor de livros, artigos e dossiês sobre Trabalho e Saúde.

Carla Furtado - mestre e doutoranda em Psicologia. Professora da PUCRS nas Pós-graduações Psicologia Positiva; Liderança, Inovação e Gestão; e Filosofia e Autoconhecimento. Pesquisadora da Universidade Católica de Brasília na linha "Cultura Contemporânea e Relações Humanas". Fundadora e curadora do Instituto Feliciência, com operações no Brasil e em Portugal. Professora e pesquisadora em Psicologia do Trabalho e Psicossociologia, com foco em Felicidade, Bem-Estar e Saúde Mental do Trabalhador.

Cristina Maria Arêda-Oshai - doutora em Antropologia e mestre em Serviço Social e Política Social pela UFPA, especialista em Serviço Social e Política Social pela UNB; professora da UFPA atuando na graduação e na pós-graduação em Serviço Social e na Residência Multiprofissional em Saúde; integra o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Está em diálogo permanente com a Antropologia para contribuir com o desenvolvimento de novas sensibilidades, que respeitem e valorizem a diversidade humana em todas as formas de expressão.

Mediação e apresentação:

Jair de Souza Moreira Júnior - doutor em Odontologia Social pela USP e pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

8 de abril, quinta-feira, 16h
Educação Midiática: Como Informar Crianças e Adolescentes em Tempos de Infodemia?

Como crianças e adolescentes têm sido impactados pelas informações a respeito da crise atual, causada pela pandemia de coronavírus? A situação é ainda mais urgente diante do confinamento imposto pelo ensino remoto, pelo excesso de informações e pela circulação de notícias falsas. Há pesquisadores que cunham até mesmo a expressão "infodemia" para caracterizar este cenário contemporâneo de excessos e fake news. O debate vai abordar a necessidade cada vez maior de formação de público para a leitura crítica da mídia e para o combate à desinformação entre crianças e adolescentes.

Participantes:

Maria Carolina Cristianini - editora-chefe do jornal Joca, voltado para crianças e jovens.

Juliana Doretto - jornalista, docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas.

Cristiane Parente - jornalista, professora, consultora em Alfabetização Midiática Informacional e Educomunicação.

Mediação e apresentação:

Adriana Reis Paulics - jornalista, mestranda em Educação e editora da Revista E do Sesc São Paulo.

10 de abril, sábado, 16h
Saúde Mental das Mulheres em Tempos Pandêmicos

A rotina do trabalho doméstico, dos cuidados com crianças e idosos e do emprego foi intensificada pela pandemia e vem ocasionando uma sobrecarga física e psíquica, especialmente para as mulheres. O tempo vem se tornando cada vez mais escasso para elas, que são tomadas por diversas demandas. O debate pretende apresentar ao público algumas das mudanças ocorridas no cotidiano, seus impactos na saúde mental das mulheres e as possibilidades de cuidado para elas.

Participantes:

Rachel Gouveia - assistente social. Professora da UFRJ e colunista convidada do Jornal Extra.

Melissa de Oliveira Pereira - psicóloga, professora do Centro Universitário IBMR e colunista convidada do Jornal Extra.

Nicola Worcman - psiquiatra, diretora científica do Desinstitute, pesquisadora de Políticas Públicas de Drogas e colunista convidada do Jornal Extra.

Mediação:

Ivani Francisco de Oliveira - psicóloga, mestra em Psicologia Social pela PUC. Atualmente é docente e supervisora de estágios da Universidade Cidade de São Paulo.

Apresentação:

Dulci Lima - pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS