Sesc | Da redação | 29/03/2017 13h22

Dia do Circo é comemorado no Sesc Escola Horto

Compartilhe:

Entre os dias 20 e 24 de março os alunos da Educação Infantil do Sesc Escola Horto celebraram o “Dia do Circo” com o objetivo de proporcionar conhecimento sobre a arte circense, valorizando o circo e os profissionais que nele trabalham.

A culminância do trabalho aconteceu na sexta-feira, 24/03 com a Festa do Palhaço, onde os alunos tiveram atividades significativas de coordenação motora. A escola ficou toda decorada com o tema, e os alunos puderam participar da atividade “Cara de palhaço”.

O Dia do Circo é comemorado anualmente em 27 de março, data que serve para homenagear este tipo de entretenimento que encanta crianças e adultos de todas as idades. A escolha da data foi em homenagem ao palhaço Abelardo Silva, que ficou conhecido como Piolim, filho de circenses e cresceu no meio dessas artes, iniciando sua carreira com contorcionismos e acrobacias.

Abelardo Silva participou de vários espetáculos, mas o que lhe deu o apelido de Piolim foi o contato com artistas espanhóis, que o chamavam de barbante (piolin na língua espanhola), por ser muito magro e ter pernas compridas. O palhaço ficou conhecido mundialmente, recebendo homenagens como exemplo de artista popular pelos criadores da Semana de Arte Moderna, realizada em 1922.

Os circos surgiram em Roma, no século III a.C, onde aconteciam espetáculos de corridas, lutas entre gladiadores ou desses contra animais, e jogos de ginástica. O mais conhecido era o Circo Máximo, que recebia 150 mil pessoas em um único espetáculo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS