Sesc | Da redação | 17/08/2016 15h19

De 20 a 27 de agosto, violas brasileiras vão invadir o Sesc Horto

Compartilhe:

Amantes da viola terão a partir do próximo sábado, 20 de agosto, um encontro com as “Violas Brasileiras”, tema do Sonora Brasil que levará ao Teatro Prosa do Sesc Horto uma programação musical intensa e com entrada gratuita. As apresentações vão até 27 de agosto, sempre a partir das 20 horas.

A programação começa no sábado dia 20, com as Violas Singulares do trio composto por Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro. As violas singulares são aquelas que não foram difundidas além de suas regiões de origem, permanecendo sempre ligadas a gêneros musicais bastante regionalizados, como o fandango do norte do Paraná e sul de São Paulo, o cururu e o siriri do estado do Mato Grosso e os ritmos tradicionais do cerrado.

No dia 24 é a vez das violas caipiras, com o duo Paulo Freire e Levi Ramiro. A viola na região Sudeste se consagrou com as denominações caipira e sertaneja, a primeira relacionada às práticas mais tradicionais do meio rural e a segunda mais associada ao repertório desenvolvido em meio urbano, fundindo à base novos elementos técnicos e estruturais.

Os músicos, representantes do estado de São Paulo, vão apresentar repertório que trata desde exemplos mais remotos, como os recolhidos nas pesquisas desenvolvidas por Freire no interior de Minas Gerais e os que povoam a memória de Ramiro desde a infância, até compositores da atualidade, compondo um panorama do desenvolvimento do instrumento na região.

No dia 25 o som será das violas no nordeste, comandado pelo trio Ivanildo Vilanova, Cássio Nobre e Antonio Madureira. A viola no Nordeste pode ser encontrada em sua forma mais tradicional, como a presente na região Sudeste, mas também em variantes típicas da região, como a utilizada por alguns repentistas, com um sistema acústico que melhora a projeção do som, e a manchete, característica da região do Recôncavo Baiano.

Os três músicos convidados, expoentes em suas áreas, reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional deste instrumento, apresentam uma síntese da presença da viola na cultura nordestina.

Por fim, no dia 27, violas em concerto, desta vez com o duo com Marcus Ferrer e Fernando Deghi. Eles apresentarão a viola no ambiente de concerto por meio de repertório que remonta ao período colonial brasileiro, anterior à consagração do violão como principal instrumento acompanhador na música, período em que a viola era uma das pontes musicais entre Europa e Brasil. E chega aos dias atuais pelo repertório de compositores contemporâneos que representam uma importante fase da música brasileira em que a viola caipira, consagrada no meio rural, abre espaços nas salas de concerto e vira objeto de estudos no meio acadêmico chegando, inclusive, a se tornar curso de bacharelado.

Sobre o Projeto – O Sonora Brasil é um projeto temático que tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil.

Em 2016, na 19ª edição, Violas Brasileiras traça um panorama da viola de cinco ordens e de variantes do instrumento que apresentam características peculiares e regionalizadas, relacionadas a práticas musicais restritas a ambientes geográficos pouco abrangentes.

Serviço – Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3311-4300. O Teatro Prosa do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS