Música | Jeozadaque | 27/11/2009 10h20

Projeto Espaço da Poesia encerra o ano de 2009 com homenagem ao "Dia da Consciência Negra"

Compartilhe:

O Memorial da Cultura e da Cidadania recebe nesta sexta-feira (27/11), a última edição de 2009 do projeto “Espaço da Poesia”. Nesta edição, o evento homenageará o “Dia Nacional da Consciência Negra”.

Quem for prestigiar o evento assistirá a apresentações de capoeira, hip hop, poesia, música, Maculelê entre outras atrações culturais.

O gingado da capoeira será apresentado pelo grupo “Farol da Praia”, coordenado pelo professor e mestre de capoeira Serginho. O grupo realiza suas aulas no Centro Cultural José Octávio Guizzo e tem o objetivo de divulgar a cultura e realizar a integração social dos jovens campo-grandenses.

Na área da dança, o evento terá a presença do grupo de hip hop “Metacril”, formado por moradores do bairro Jardim Centenários e estudantes da zona sul da Capital.

Em ritmo da dança baiana Maculelê, o grupo “Cordão de Ouro” apresentará uma coreografia coordenada pelo mestre capoeirista, Lamartine Pernambuco e pela capoeirista e Léia.

De acordo com pesquisadores, o Maculelê é a evolução do Cucumbi, um antigo folgueto dos escravos. A dança mistura ritmo e jogo de bastões, em que os integrantes apresentam uma coreografia desferindo e se protegendo dos golpes dos bastões.

A estudante de direito e poetisa “Raquel Correia” apresentará algumas declamações de poesias, enquanto que o artista plástico carioca “Galvão Pretto” fará um panorama da trajetória de alguns artistas plásticos negros brasileiros desde a Monarquia Imperial até os dias atuais.

Para finalizar, o “Espaço da Poesia” recebe todo o carisma e harmonia do grupo de chorinho “Sampri”.

Formado pelas irmãs Luciana (pandeiro e vocal), Magaly (cavaco e vocal) e Renata (violão e vocal), o grupo “Sampri” é famoso por apresentar um repertório selecionado de grandes clássicos do samba de raiz, chorinho e pagode.

As irmãs já se tornaram presença garantida em diversos locais da Capital.

Com muita simpatia as integrantes do Sampri mostram que as mulheres também podem tocar e interpretar o melhor do samba e não deixar ninguém parado.

A última edição de 2009 do projeto “Espaço da Poesia”, será realizado a partir das 19:00 horas com entrada gratuita.

O Memorial da Cultura e da Cidadania está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, n° 559.

Por Luciana Navarro

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS