Literatura | Jeozadaque | 29/04/2010 14h21

Ignácio de Loyola Brandão ministra palestra em Corumbá

Compartilhe:

Ignácio de Loyola Brandão é um dos convidados do Festival América do Sul, que começou ontem (28), em Corumbá. O escritor realizará a palestra “O processo de criação literária” hoje (29), às 15h, no Centro de Convenções do Pantanal.

A palestra será aberta ao público, em especial aos professores, que serão orientados em como podem formar escritores. “Vou contar como meus professores me formaram“, diz Loyola. O escritor vai falar também sobre o processo de criação literária, como nascem as ideias, a inspiração, memória e imaginação.

Com 27 obras publicadas e vários prêmios no currículo, Ignácio de Loyola Brandão atribui à sua formação como escritor a leitura, na infância, de clássicos da literatura mundial como Robson Crusoé, do inglês Daniel Defoe (1660-1731), entre outras histórias de piratas e aventuras. “Meu pai era um operário que tinha uma biblioteca”, conta ele, explicando o contato com os livros desde criança. “Tinha muita vontade de ser como Hemingway”, lembra Loyola, referindo-se ao escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961), autor de “Adeus às armas” e “O velho e o mar”, obras que marcaram a formação literária do escritor brasileiro.

Graciliano Ramos (1892-1953) e Érico Veríssimo (1905-1975) também são lembrados como autores que influenciaram sua formação. “Não sei dizer onde isso está na minha obra”, comenta, mas cita “Vidas Secas” e “Angústia” do primeiro autor e “O tempo e o vento”, do segundo, como livros que marcaram sua trajetória.

Sobre o Festival América do Sul, Brandão diz que é a segunda vez que participa do evento e o que mais chamou sua a atenção foi a integração com a comunidade durante o café da manhã oferecido ao público. “Não vi isso em lugar nenhum”, comenta, referindo-se aos 52 eventos de cultura em que participa anualmente em todo o país.
 
7º Festival América do Sul

O Festival América do Sul acontece de 28 de abril a 2 de maio em Corumbá e reúne artistas e profissionais da música, dança, artes plásticas, literatura e cinema do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Da Redação

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS