Religião | Da redação/com Assessoria | 11/08/2014 16h08

Fundação de Cultura promove palestra sobre festas culturais e religiosas

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promove no dia 18 de agosto, das 8h às 11h30, no distrito de Indubrasil, em Campo Grande, a palestra MS em festa com a pesquisadora do folclore sul-mato-grossense Marlei Sigrist. A entrada é franca.

A palestra faz parte do projeto de Educação Patrimonial “Educar para Proteger – Mato Grosso do Sul em Festa”, lançado em abril. Em sua sexta edição, a atividade desenvolvida pela Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural engloba ações em Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.

Em 2014 a pesquisa irá discutir e divulgar amplamente as festas culturais e religiosas de nosso Estado, destacando a diversidade presente e ressaltando a riqueza das somas de culturas dos países fronteiriços Paraguai e Bolívia.

Marlei Sigrist é professora adjunta aposentada do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde ministrou disciplinas para cursos de graduação e de especialização. Há 30 anos desenvolve pesquisas sobre os temas da cultura regional e turismo para subsidiar estudos na área da educação e da cultura.

É mestre em Educação e atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Comissão Sul-Mato-Grossense de Folclore. Também é Secretária da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares por Mato Grosso do Sul, uma organização que atua em 190 países em prol da defesa, difusão e promoção do folclore e da cultura popular. Atua como pesquisadora da Rede Folkcom, vinculada às pesquisas da Cátedra Unesco de Comunicação/Universidade Metodista de São Paulo.

Possui diversas publicações, entre elas Chão Batido, lançada em 2000. Ainda em 2014 lançou com apoio do Fundo de Investimentos Culturais o livro Mestres do Sagrado. Em 2012, tomou posse na cadeira 10 da Academia de Letras do Brasil (MS) com o título de Imortal.

Em 30 anos de atuação no Estado, conseguiu construir conhecimento na área da cultura popular tradicional, carente de informações e publicações, subsidiando professores e universitários. Atuando no campo da cultura e do turismo, desenvolveu diversos projetos, dentre os quais se destaca o Grupo Camalote, que por meio da dança folclórica ensina e divulga as tradições existentes no Estado.

Educação Patrimonial - O Educar para Proteger é um projeto da Fundação de Cultura que envolve oficinas pedagógicas e palestras. O objetivo é o fortalecimento do patrimônio histórico regional, aliando ações de cultura à educação. Na edição de 2014 enfatizará as manifestações culturais, sejam elas sagradas ou profanas.

O projeto conta com o apoio do Iphan/MS e já desenvolveu diversos temas da história local, como “A rota do Trem do Pantanal”, “A Culinária Regional”, “Imagens e Palavras de Mato Grosso do Sul”, “Geopark Bodoquena-Pantanal” e a “Música de Mato Grosso do Sul”.

A cada edição amplia a adesão de colégios por todo o Estado, contando com escolas estaduais e municipais, a participação de alguns Centros de Educação Infantil e de escolas particulares dos cinco municípios envolvidos.

“O projeto Educar para Proteger - Mato Grosso do Sul em Festa busca o fortalecimento do patrimônio histórico regional aliando atividades educacionais ao senso cultural, promovendo uma percepção mais aguçada, crítica e cidadã para com tudo aquilo que faz parte da sua própria história”, analisa Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura.

“A educação patrimonial visa preservar e divulgar o Patrimônio Cultural de nosso Estado e despertar nos participantes a importância do tema para o desenvolvimento local. Além de envolver alunos e professores das escolas integrantes do projeto, a palestra é aberta ao público amante da história regional e do folclore”, explica a coordenadora do projeto, a pedagoga Maria Christina Félix.

Serviço: A palestra do projeto Educar para Proteger acontece dia 18 de agosto (segunda-feira), das 8h às 11h30 no Ceinf Indubrasil, que fica na  Rua Ji Paraná, 56 – Distrito de Indubrasil.

Informações complementares podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, pelos telefones 3316-9155, 3316-9164 ou pelo e-mail mclfs@yahoo.com.br. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS