Projetos | Com UFMS | 03/02/2020 15h15

Sonhos dão início a primeira campanha Eu Respeito de 2020

Compartilhe:

Em fevereiro os estudantes povoam a Universidade e trazem com eles a energia e esperança para um novo ano letivo. Nessa linha, a campanha Eu Respeito tem como tema os sonhos.

Sonhos dos acadêmicos que retornam à sua rotina de estudos e pesquisas, com o objetivo de uma formação profissional de qualidade. Sonhos dos novos ingressantes, que começam neste mês o capítulo do Ensino Superior. Sonhos dos professores, que anseiam inspirar e contribuir com o futuro do país. Sonhos dos servidores, que desejam todos os dias trabalhar em prol de uma instituição mais forte.

E para acolher os calouros da Cidade Universitária e dos nove câmpus, serão realizados eventos de recepção que irão informar sobre a história e atuação da UFMS, um tour pelos pontos importantes do campus e apresentação e boas-vindas dos membros da administração.

“Estamos ansiosos para receber nossos novos estudantes. Esse é um momento muito feliz e importante, é o primeiro passo desses jovens no mundo UFMS e nós iremos dar o nosso melhor para que eles se sintam bem recepcionados, afinal aqui será a segunda casa deles”, declara a vice-reitora Camila Ítavo.

Os eventos também contarão com apresentações culturais, entrega de kits e apresentação dos grupos estudantis, além de dois trotes. O trote solidário, realizado em parceria com o Instituto Sangue Bom, promove doação de sangue e o cadastro para doação de medula óssea. Em Campo Grande, um ônibus levará os estudantes interessados para o Hemosul. O mesmo ocorrerá nos câmpus em que o município possui um hemocentro.

Já o trote responsável possui foco no cuidado ao meio ambiente e à saúde. No evento de recepção da Cidade Universitária a Secretaria Municipal de Saúde terá estandes para panfletar e orientar os acadêmicos sobre o combate à dengue. Também será exibido o vídeo institucional da campanha municipal. Haverá também atividade de coleta de lixo e os novos estudantes serão informados sobre a oportunidade que a Universidade dá aos grupos de voluntariado que atuem com ações que visem a sustentabilidade.

Combate ao assédio

Também é parte integrante da campanha Eu Respeito a ação UFMS Sem Assédio. Em novembro a ação foi aberta para consulta e participação da comunidade universitária e no primeiro semestre de 2020 ela será lançada oficialmente. Serão peças gráficas de conscientização divulgadas das mídias sociais e pelas unidades da Universidade, além do fomento do debate sobre o tema. Servidores receberão capacitações e oficinas para que possam acolher e orientar sobre queixas e denúncias de assédio.

“Eu acho que é muito importe o esclarecimento sobre o que é ou não assédio, alinhar o conceito na Instituição e chamar atenção para o fato, porque sempre há algumas queixas que são veladas e não são tornadas públicas, mas que podem se tornar queixas a serem verificadas. A UFMS Sem Assédio traz à tona um assunto que é de extrema importância em respeito ao ser humano”, afirma a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Rita Barbieri.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS