Projetos | Com Prefeitura de Corumbá | 03/06/2019 14h05

Semana do Meio Ambiente começou ontem em Corumbá

Compartilhe:

Promovida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, as celebrações da Semana Municipal do Meio Ambiente começou nesse domingo, 2 de junho, com a III Corrida de Aventura do Parque Piraputangas, disputada nas modalidades de corrida de trilha e mountain bike. As provas reuniram quase 200 participantes.

Nessa segunda-feira, 3, uma solenidade foi realizada na sede do Sindicato Rural de Corumbá e contou com a presença de autoridades do Executivo, do Legislativo, entidades ligadas à preservação ambiental e dos tradicionais moradores de regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense.

“Temos aqui um presente de Deus, que é nosso Pantanal, e estamos trabalhando bastante em sua preservação. Tivemos recentemente uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que garantiu que vai começar o trabalho de recuperação do rio Taquari pela parte baixa do Pantanal”, afirmou o prefeito Marcello Iunes.

“Ele assegurou que serão liberados R$ 100 milhões para começar esse trabalho muito importante para nos e para os ribeirinhos daquela região. Também nos esforçamos para trazer esses povos tradicionais para participarem das nossas festas, como será o São João, para que a população e os turistas possam conhecer os produtos e a arte que eles produzem nesses locais”, continuou o chefe do Executivo.

“Também alteramos o projeto Povo das Águas, que leva assistência médica, social e educacional às regiões distantes da cidade, e agora teremos 12 viagens. Antes cada região recebia três visitas ao ano. Agora serão quatro”, prosseguiu Marcelo Iunes, reforçando a importância da parceria entre a Prefeitura e os diversos órgãos ligados, direta e indiretamente, á preservação do meio ambiente.

“É muito importante estarmos juntos aqui, com o MPF, MPE, Embrapa, UFMS, IFMS e demais instituições, pois estamos sim preocupados com o meio ambiente e não podemos deixar de lado os ribeirinhos, parte fundamental de todo esse processo”.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Façanha, a procuradora federal Maria Olívia Pessoa Junqueira, o chefe da Embrapa Pantanal, Jorge Antônio Ferreira de Lara, e a presidente da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, Ana Cláudia Moreira Boabaid.

Ainda durante a solenidade, foi assinado um Convênio entre a Prefeitura e o IFMS sobre a Coleta de Lixo Eletrônico. Após essa solenidade, foi realizada I Ciclo de Palestras, com os temas: “As implicações Ambientais Decorrentes do Descarte Inadequado do Lixo Eletrônico”, com Fátima Seher (FMAP); “Como são Reaproveitados os Resíduos Eletrônicos”, com o professor mestre Afonso Henriques Silva Leite (IFMS); e “Os Pequenos Gestos, Perigosos Efeitos”, com o professor Érik Luca de Mello (UFMS)

Simultaneamente às palestras, foi realizado o Colóquio de Sustentabilidade com o tema “Mulheres Ribeirinhas e os Produtos da Biodiversidade Pantaneira”. A atividade foi organizada pelo Ministério Público Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal de Corumbá e da Ong Ecoa.

O Colóquio de Sustentabilidade foi coordenado pela Procuradora da República, Maria Olívia Pessoni Junqueira, onde o foco não foi só expor e valorizar os trabalhos das mulheres ribeirinhas, mas permitir o estabelecimento de contatos para o protagonismo e autonomia dessas mulheres das comunidades pantaneiras. O evento contou com participarão de comunidades da Barra do São Lourenço, Antônio Maria Coelho, Área de Proteção Ambiental Baía Negra.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS