Projetos | Com Prefeitura de Nova Andradina | 26/06/2020 09h03

Projeto 'Muro da Gentileza' arrecada roupas em Nova Andradina

Compartilhe:

“Fazer o bem sem olhar a quem! Esta foi a frase utilizada pelo prefeito Gilberto Garcia para traduzir o significado da nova iniciativa da Fundação Nova Andradinense de Cultura/FUNAC – o projeto social “Muro da Gentileza”, que ganhou vida pelas mãos da artista plástica e diretora da instituição, Ana Lúcia Ferreira Vasconcellos, com o apoio da sua equipe de profissionais.

Localizado em frente ao Museu Municipal, o muro é um espaço de doação ou retirada de peças doadas a quem precisa. E foi neste local que a diretora Ana Vasconcellos fez uma breve apresentação a secretários de governo e vereadores explicando que o “Muro da Gentileza” surgiu no Irã com o objetivo de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade e a ideia acabou sendo copiada em vários cantos planeta.

‘Vi um post sobre esse projeto e resolvi replicar a ação em nossa cidade, com o intuito de ajudar as pessoas que precisam e, ao mesmo tempo, estimular pessoas a ajudarem o próximo. A palavra “gentileza” indica o valor simbólico, não financeiro, da ação: um espaço onde quem precisa, pode pegar os objetos, e quem quiser, pode deixar algo para ser retirado”, explicou a dirigente da Funac.

A escolha do local se deu por estar situado numa região central e de grande circulação de pessoas. Mas, a proposta é estender para outras áreas da cidade.

“A ideia foi tão bem aceita, que mesmo antes de finalizar a pintura, as pessoas já começaram a fazer as suas doações ou pegar peças. Foi muito gratificante chegar e ver até roupas novas com etiquetas penduradas no muro”, concluiu emocionada.

Agora, com tudo pronto o projeto foi oficialmente aberto. Inicialmente, foram penduradas máscaras doadas pelo governo municipal e outros doadores da cidade.

A cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 24. Para a satisfação de todos, já houve quem trouxe doações. Afinal, como diz os letreiros escritos no muro: “Quem precisar, pegue; quem não precisar, deixe. Gentileza gera gentileza’.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS