Projetos | Com FCMS | 02/08/2019 08h52

FCMS é parceira de projeto de inclusão social por meio do cinema

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) é parceira da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) no Projeto de extensão Inclusão na Tela, que tem por objetivo realizar sessões de cinema para discutir a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência, altas habilidades e superdotação.

Na próxima segunda-feira, dia 5 de agosto, a partir das 18 horas, acontece a roda de conversa e exibição do filme “Amizades Improváveis” no auditório do Museu da Imagem e do Som. O projeto é desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Educação e Acessibilidade, coordenado pela professora doutora Celi Correa Neres, que vai ser a mediadora da Roda de Conversa.

Demais parceiros são o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), OAB e Associação de Doenças Neuromusculares (Adone-MS).

A exibição da próxima segunda vai ser a primeira realizada na Fundação de Cultura, no MIS. O projeto já acontece desde abril deste ano, sendo que a primeira exibição foi em 1º de abril no auditório da Uems. A proposta é que sejam exibidos a cada dois meses sempre filmes com temática sobre a inclusão social, inicialmente, no MIS, e depois, levando o projeto para a periferia de Campo Grande, escolas, e também para cidades do interior do Estadp. Todos os longas-metragens possuem recursos acessíveis, sendo audiodescrição (para cegos), legendas e um intérprete em Libras (para surdos).

“Além de levar informação, estamos mostrando que pessoas com deficiência também podem fazer as coisas, basta ter as condições corretas. Os alunos da Uems estão participando, conhecendo esta realidade, e também sobre o que são os recursos acessíveis e como conseguem atuar para ajudar uma pessoa com deficiência a ver um filme”, explica Ivone Angela dos Santos, especialista em acessibilidade cultural da FCMS.

“O objetivo do projeto é proporcionar aos envolvidos, pessoas com deficiência, famílias, estudantes e pesquisadores, espaço de reflexão e autocrítica, por meio de exposição e discussão de filmes. A princípio, as exibições serão bimestrais, por conta da dificuldade em disponibilizar os recursos acessíveis. Para o filme da próxima segunda-feira, por exemplo, eu mesma tive que fazer a audiodescrição, e este é um trabalho que leva tempo, por se tratar não apenas de traduzir o roteiro, mas de sincronizar as informações com as imagens”, diz Ivone.

O filme “Amizades Improváveis” (The Fundamental of Caring) é baseado na obra literária The Revised Fundamentals of Caregiving, de Jonathan Evison. Conta a história de Bem, um escritor que decide tornar-se cuidador após sofrer uma tragédia pessoal. Seu primeiro cliente, Trevor, possui distrofia muscular; o jovem de 18 anos apesar de sua condição tem uma boca bem afiada, quanto aos cuidados, que receberá de Ben.

Juntos, eles embarcam em uma viagem por todos os lugares com os quais Trevor ficou obcecado assistindo ao noticiário de TV, incluindo seu Santo Graal: o buraco mais profundo do mundo. No caminho, eles conhecem a jovem Dot e também uma futura mãe, Peaches, que embarcam na aventura da dupla. Aventurando-se pela primeira vez além das fronteiras de seu mundo milimetricamente calculado, eles descobrem o que é ter esperança e amigos de verdade.

A direção é de Rob Burnett. Duração: 1h37minutos. Classificação: Livre. O longa estreou em 29 de janeiro de 2016 no Sundance Film Festival, nos Estados Unidos, é estrelado por Paul Rudd, Selema Gomez e Craig Roberts.

Para esta sessão, os debatedores serão o jornalista Pedro de Moraes Martinez, portador da Síndrome de Duchenne, sua mãe, Rosana Puga de Moraes Martinez, presidente da Associação de Doenças Neuromusculares (Adone-MS) e a psicóloga Caroline Santos Fontoura Cruz, que trabalha a sexualidade com pessoas com deficiência. A mediação será da professora e coordenadora do projeto Celi Corrêa Neves, com a participação da especialista em acessibilidade cultural da FCMS, Ivone Angela dos Santos.

O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Será emitido certificado aos participantes. O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS