Projetos | CartaCampinas | 11/05/2020 12h17

Casa de Cultura lança projeto com programação online

Compartilhe:

Com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19 a Casa de Cultura Itajaí, junto com o programa Casa Hacker, está desenvolvendo atividades culturais e de economia criativa online.

Música, fotografia, literatura, capoeira, cultura tradicional, culinária, economia criativa, hip hop, dança, teatro compõem a programação do projeto CulturAr. Entrevistas e bate-papos ao vivo – com a participação aberta e interativa na qual o público pode perguntar e interagir -, aulas de dança, mostras virtuais – as quais a população pode participar abertamente enviando material – , exibição de filmes e muitas atividades culturais inteiramente gratuitas e o importante diferencial do projeto reconhecer e valorizar a produção dos fazedores e fazedoras locais.

A programação estará no canal do youtube ( https://www.youtube.com/channel/UCgySZv7WxeqbkvN018LW3oQ) e pode ser conferida no site (https://casahacker.org/culturar/sobre) , no instagram (@culturarnasredes) e na página do face ( https://www.facebook.com/culturarculturaeeconomiacriativa/).

Segundo Geraldo Barros, morador da região do Parque Itajaí e fundador do programa casa Hacker, “transmitir e documentar a cultura local é um nobre trabalho que registra nossa arte, cultura e história, mais do que nunca estamos conectados e não deixamos de “culturar”. Usar a educomunicação, as tecnologias modernas e os princípios da abertura nos ligam as maiores aspirações da humanidade – autodeterminação/autoconhecimento, liberdade, educação e descoberta. Culturar em uma plataforma na Web torna a cultura local aberta para o maior público possível, aprimora o domínio do público da nossa cultura e é um fim nobre por si só.”

Para Isabel Silva Barbosa, agente cultural e coordenadora da Casa de Cultura Itajaí, “ações que partem da comunidade em parceria com o público mais do uma integração entre cultura e comunidade, demonstram como a cultura é ampla. Ela fortalece a cidadania e amplifica a inclusão.”

CulturAr é uma proposta de rede horizontal para a cultura em todas as suas formas, cores, aromas e sons integrados à comunicação. O projeto está sendo construído desde 2019 junto à comunidade da Casa de Cultura Itajaí e o programa Casa Hacker que integra o espaço. A proposta inicial da construção do projeto se daria a partir de oficinas de audiovisual para criar uma série de programas e vídeos para a formação de um canal sobre cultura. O projeto estava prestes a ser lançado e com a chegada da pandemia causada pela Covid-19 a proposta foi reformulada e adaptada para o momento atual.

A ideia é criar a rede horizontal de cultura a partir dos conteúdos que estão sendo gerados por artistas e fazedores de cultura e buscar maneiras também de ajudá-los de alguma forma nesse período crítico. A intenção é transmitir entrevistas, conversas, apresentações artísticas e também ter um espaço para a economia criativa, buscando formas e construindo ações que gerem sustentabilidade.

O projeto possui um site, uma página no facebook, um canal de youtube, instagram, e neles é possível acessar o conteúdo produzido. CulturAr também busca ampliar por meio de parcerias a construção coletiva da rede.

Além da programação abaixo, haverá algumas atividades que estão sendo confirmadas, como bate papo sobre cultura digital, aulas de forró e outras novidades.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS