Projetos | Com CG Notícias | 26/07/2019 11h48

Alunos da Reme participam de cobertura jornalística de evento científico

Compartilhe:

Os alunos Alison Lima Amaral Moreira,13 anos, estudante do 8º ano e Pedro Gabriel Pereira da Silva, 8 anos, do 4º ano, ambos da escola municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, estão atuando como repórteres-mirins na 71º Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece até este sábado (27) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Os dois foram selecionados por meio do projeto Repórter Júnior, desenvolvido pela universidade e que reúne estudantes e professores da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio de Campo Grande. Os estudantes estão atuando como repórteres, realizando a apuração, produção de conteúdos, registros fotográficos, edição e publicação de textos referentes também aos eventos que ocorrem junto a reunião da SBPC.

Já os professores auxiliam como tutores nessas atividades. Os alunos foram selecionados por meio de redação, destacando o motivo pelo qual gostariam de participar da Feira. Durante as férias, eles e os professores passaram por um treinamento de um mês com a equipe da UFMS.

As cinco principais áreas jornalísticas estão sendo destacadas pelos alunos durante o evento: TV, rádio, impresso, mídias sociais e fotografia. A ideia é aproximar a cobertura jornalística da Ciência e mostrar uma visão da Feira para os jovens, feita pelo mesmo tipo de público.

Paixão e descobertas

As crianças têm a liberdade para criarem os conteúdos e escolherem as pautas. Com a carreira de jornalista já escolhida desde pequeno, o aluno Pedro Gabriel ressalta que “deseja ser repórter para sempre”, pois é desinibido e gosta de participar de grandes eventos na área cultural. A matéria que mais gostou de produzir no evento foi sobre a viola caipira, elaborado por alunos do curso de Música da UFMS.

“Gosto muito de música, por isso me chamou a atenção, mas também gosto de temas infantis e lá na Feira tem um trabalho sobre cinema para crianças e foi uma das matérias que fiz também”, disse. E a prova de que talento não tem idade, é que uma das entrevistas feitas por Pedro será veiculada nesta quinta-feira (25) pela rádio da UFMS, a 99,9 FM, a partir das 17 horas.

Também apaixonado pelo universo da Comunicação, Alison afirma que pretende seguir carreira na televisão e está feliz com a oportunidade. “É uma experiência a mais para mim. Está sendo fácil o trabalho porque estamos tendo muito apoio”, pontuou o aluno que preferiu as pautas relacionadas à questões social e animal. “Gostei da primeira pauta que era sobre serpentes e anfíbios. Cheguei preparado com várias perguntas e os alunos explicaram muito bem, por isso não tive dificuldade”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica da escola Licurgo, Cristiane Maciel, uma das tutoras, comentou sobre a importância da aproximação dos estudantes com o meio acadêmico. “Essa experiência que os alunos vão ter, junto com estudantes que já estão desenvolvendo seus projetos e aprendendo, eles respirarem esse ar da universidade, vai estimular o desejo de querer estar aqui dentro”, frisou.

A professora de Artes da escola, Ângela Pinheiro do Prado, que também acompanha as crianças explicou que os alunos estão tendo experiências em todas as áreas de audiovisual. “Não tinha a dimensão de tudo o que faríamos lá, por isso está sendo incrível, enriquecedora. É um crescimento diário”, concluiu.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS