Premiação | Da redação/com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 13/03/2014 14h35

Fundação de Cultura recebe homenagem na celebração dos trinta anos da Acadepol

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A governadora em exercício, Simone Tebet, participou nesta quarta-feira (12 de março) da solenidade de comemoração dos 30 anos de existência da Academia de Polícia “Delegado Júlio César da Fonte Nogueira” – Acadepol/MS. O presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros, foi uma das autoridades homenageadas que contribuíram para o desempenho e para os cursos de formação da entidade.

Desde sua criação a Acadepol/MS contabiliza 58 turmas de todas as carreiras que compõem a Polícia Civil, totalizando 3.721 policiais civis formados ao longo de sua história. Atualmente encontra-se em andamento o 59º Curso de Formação, sendo o 7º da Carreira de Delegado de Polícia, composto por 53 futuros profissionais que serão integrados ao quadro da DGPC.

A sede da Aesp/MS, no local em que hoje se encontra (Parque dos Poderes), foi inaugurada em 12 de março de 1984, ocasião em que foi realizada a aula inaugural do 1º Curso de Formação de Delegados de Polícia. Em 1997, a referida instituição deu lugar à Acadepol, que, em 2013, passou a denominar-se Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira, em homenagem a um dos seus mais expressivos diretores (falecido em 2012 de causa natural).

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, a Academia foi criada para aprimorar os quadros policiais da segurança pública, com mais aptidão e consequente melhora na prestação do serviço à população.

“A Academia tem seu papel fundamental na formação técnica e científica de policiais, buscando qualificar o policial para agir em busca de melhores resultados para a segurança pública da sociedade. O policial bem preparado está pronto para servir e enfrentar os conflitos da melhor forma”, explicou.

A governadora em exercício destacou a atuação da Acadepol na formação de bons policiais. “Tenho um reconhecimento pelo trabalho da Acadepol, que contribui significativamente para a formação de bons policiais. É mais um compromisso do governo com a segurança pública. Foram investidos, desde 2007, mais de R$ 100 milhões. Foram três cursos de delegados de polícia. Temos resultados concretos: os índices de criminalidade têm baixado e Campo Grande é a quinta capital mais segura do Brasil e Mato Grosso do Sul é o oitavo Estado mais seguro”, afirmou Simone Tebet.

A solenidade aconteceu na sede da Acadepol, no Parque dos Poderes. Também estiveram presentes as deputadas estaduais Dione Hashioka, Mara Caseiro; os deputados Paulo Corrêa e Cabo Almir; a secretária de Estado de Administração, Thie Higuchi; a vereadora Carla Stephanini, desembargadores, procuradores de Estado, juízes, delegados e policiais civis e militares.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS