Poesia | Da redação | 20/07/2016 10h44

UCDB homenageia centenário de Manoel de Barros com exposição

Compartilhe:

A Universidade Católica Dom Bosco realiza a exposição “Deslimite da Palavra” em homenagem ao centenário de nascimento do poeta Manoel de Barros. A abertura será nesta quarta-feira (20), às 18h, no bosque da UCDB, entre o bloco A e a Igreja São João Bosco.

O público poderá apreciar nove trabalhos do poeta, que completaria 100 anos no dia 19 de dezembro, e interagir com a exposição, escrevendo versos e mensagens em cada um dos painéis espalhados ao longo da passarela. Com arte de Rosy Ozório e curadoria do Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, Ir. Gillianno Mazzetto, as poesias selecionadas convidam a uma viagem pela obra de Manoel de Barros. Entre elas estão: Bernardo, O fazedor de amanhecer, O menino que carregava água na peneira e Um bentevi.

“A UCDB busca homenagear um dos nomes mais importantes para a literatura nacional. Manoel de Barros criou uma forma de ver o Pantanal ao descrevê-lo de uma maneira inédita; falou da natureza sem ser piegas e muitos novos artistas se inspiram em sua obra; sua influência em nossa cultura é muito forte”, ressaltou um dos organizadores da exposição, o coordenador da Área de Cultura e Arte, Roberto Figueiredo.

Além dos painéis, também serão expostos os trabalhos da última fase do projeto “Arte Transforma”, em que orelhões foram reaproveitados pelos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e de Design. Doze peças foram pintadas pelos discentes e serão penduradas nas árvores, na exposição intitulada “Telefone para passarinhos”.

“Fazer a exposição ao ar livre, no bosque, um espaço muito especial para toda a comunidade acadêmica, é muito significativo”, destacou Roberto Figueiredo.

A data escolhida para a abertura da exposição coincide com o início das aulas do segundo semestre da UCDB e acontece no mês em que se comemora o Dia Nacional do Escritor (25 de julho).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS