Poesia | Da Redação/Com Notícias MS | 20/08/2015 16h27

Ramona Rodrigues ministra oficina focada nas obras de Manoel de Barros

Compartilhe:

A poética de Manoel da Barros está presente no 12º Festival América do Sul Pantanal (FASP) com a oficina da arte educadora Ramona Rodriguez. Há 15 anos, ela pesquisa a obra do autor sul-mato-grossense e anualmente a artista homenageia a obra do poeta em seu atelier e com a Cia. das Artes. Em 2015 esta homenagem está acontecendo no FASP em Corumbá.

O curso, que iniciou hoje (20), às 9h no Moinho Cultural Sul-Americano, é direcionado a professores e arte-educadores. Às 14 horas a capacitação continua. Ainda estão abertas 20 vagas para os interessados em conhecer a obra do escritor além de exercitar brincadeiras para repassá-las.

“A importância de se oferecer esta oficina no FASP é instigar estes arte-educadores e demais interessados a conhecer as principais obras direcionadas especialmente às crianças para que possam aprender a usá-las como ferramenta de inspiração em todas as expressões artísticas. Estou repassando técnicas que já desenvolvi como ferramenta pedagógica”, explicou Ramona.

A ministrante lembra ainda que Manoel de Barros morou aqui em Corumbá, mas infelizmente suas obras são mais conhecidas no exterior. Suas poesias remetem à essência do ser humano e podem ser aplicadas universalmente.

No curso serão desenvolvidas peças poéticas pelos aprendizes a partir de materiais em desuso colhidos na cidade durante o festival. No último dia será feito um varal de poesias com 97 peças em algodão crú e peças criadas durante a oficina.

Ramona Rodrigues é uma das mais reconhecidas profissionais de teatro de Mato Grosso do Sul. Atuando há mais de 25 anos, Ramona fundou e participou de diversas companhias teatrais, trabalhando em escolas e instituições de fomento a cultura e as artes em geral. Desempenhando seu papel de arte-educadora, a atriz e diretora usa sua experiência para educar através da arte em suas oficinas.

A oficina está acontecendo no Moinho Cultural Sul-Americano localizado na rua Domingos Sahib, 300, Porto Geral. As inscrições devem ser feitas na Biblioteca Municipal de Corumbá, localizada na Rua Dom Aquino, ao lado da Igreja Santuário Nossa Senhora Auxiliadora.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS