Poesia | Da Redação/Com O Progresso | 20/10/2015 23h35

Poeta douradense celebra ótima fase na carreira

Compartilhe:
No show “Encantares”, Emmanuel Marinho executa músicas do universo lúdico da poesia.. (Foto: Reprodução/Internet) No show “Encantares”, Emmanuel Marinho executa músicas do universo lúdico da poesia.. (Foto: Reprodução/Internet)

O poeta douradense Emmanuel Marinho está em sua melhor fase da carreira. No início deste mês, esteve apresentando o show “Encantares” em São Paulo, ontem à noite, foi condecorado no grau de Comendador na Ordem Guaicurus do Mérito Judiciário, realizado na Sala de Sessões do Tribunal Pleno do TRT da 24ª Região, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Emmanuel foi reconhecido por sua trajetória como ator, poeta e educador.

A partir de amanhã até sexta-feira, encena o espetáculo “Solo Para Palavras e Sanfona de Brinquedo” em Santa Maria (RS). Já no dia 27 de outubro, às 20h, no Teatro Municipal de Dourados, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) fará a solenidade de posse de Emmanuel como titular da cadeira nº 33. Na ocasião, o acadêmico Henrique de Medeiros fará em nome da ASL, a saudação solene ao novo acadêmico.

“Encantares” foi apresentado dias 10 e 12 de outubro, no Teatro Anchieta do Serviço Social do Comércio (Sesc) Consolação em São Paulo. As duas sessões foram sucesso de público e crítica, no qual foram executadas as músicas do álbum homônimo lançado no ano passado, em Dourados e Campo Grande. “Apresentar este espetáculo no renomado teatro do Sesc era um sonho que se concretizou e a acolhida do público presente foi um abraço de arte e encantamento”, avalia Emmanuel, lembrando que “Encantares” teve sua estreia em Dourados em junho deste ano e foi aplaudido por uma numerosa plateia no Festival de Inverno do Sesc, que aconteceu nas cidades cariocas de Petrópolis e Teresópolis.

O show com o universo lúdico da poesia, tem concepção e direção musical de Emmanuel Marinho e de Paulo Lepetit, figuino de Telumi Helen e iluminação de Adriana Ortiz, contou com as presenças dos músicos Vitor Cabral, Will Boner, Jonas Dantas, Suzana Salles, Tetê Espíndola e dos artistas douradenses a cantora Giani Torres e os atores João Rochae Michel Stevan Grando.

“Fui assistir no Sesc Consolação em São Paulo no ultimo dia 12 o espetáculo “Encantares”, do poeta douradense Emmanuel Marinho. Que gostosa epifania para uma manhã de feriado nesta metrópole que não pára. O poeta soltou sua voz grave e afinada junto com a voz suave e linda de Giani Torres e embalou a platéia as 11 da manhã e nos fez cantar, dançar e sonhar. Com os impecáveis arranjos do maestro Paulo Lepetit , a linda e mágica iluminação da mestra Adriana Ortiz e os palhaços talentosos João Rocha e Michel Grando e a participação especial das cantoras cults de Sampa Suzana Salles e Tetê Espíndola. A platéia do Sesc lotada agradeceu esta oportunidade de ter um pouquinho de Mato Grosso do Sul encantando as crianças e adultos daqui”, avalia Blanche Torres, atriz, coreógrafa e diretora teatral.

O premiado ator da Cia Balagan, Antônio Salvador, diz que a experiência de assistir “Encantares” no Sesc Consolação foi inesquecível. “Fiquei muito comovido com a beleza dos poemas canções e sobretudo com a radicalidade com que Emmanuel Marinho e todo o grupo de artistas envolvidos compuseram e cantaram este trabalho para crianças, sem jamais infantilizar. Ao contrário, Emmanuel parece buscar o embrião, a primeira célula sonora capaz de explodir a imagem que é cada palavra. Como em “Poema”: poema em que a ema voou po. Um haikai belo, sintético e preciso. Eu sempre me comovi com a beleza e a coragem da arte do Emmanuel. No dia, quando assisti ao show, renovei os votos de admiração por este artista que sempre me inspirou”. Para Emmanuel Marinho, a ótima fase é resultado do empenho. “Colhendo os frutos de uma vida inteira dedicada às artes e a educação, vislumbrando um mundo mais justo e pleno de beleza. Só a arte salva”, festeja.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS