Ensaio Geral - Governo premia estudantes vencedores de concurso em homenagem ao poeta Manoel de Barros
Poesia | Da redação | 12/12/2016 15h32

Governo premia estudantes vencedores de concurso em homenagem ao poeta Manoel de Barros

Compartilhe:

Estudantes vencedores do Concurso de Desenho Verbal da Imagem, homenagem criada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul ao poeta Manoel de Barros no centenário de seu nascimento, receberam das mãos do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, os prêmios e o reconhecimento do trabalho.

Cursando o primeiro ano do Curso Técnico de Agropecuária na Escola Estadual Professor José Pereira Lins, em Dourados, o estudante Waysllan Celestrino Machado Coth foi selecionado pelos jurados como o autor do melhor desenho. “A professora disse para ler as poesias de Manoel de Barros e a partir dessa leitura desenvolver o que eu penso e entendo. Então meu desenho foi a partir da minha imaginação, da mesma maneira que o poeta criava”, explica.

“Desde pequeno eu desenho, então para mim foi um prazer participar do concurso, competindo com algo que gosto, e ainda mais com a poesia de um talento da nossa terra”, apresentou sua “fórmula” o segundo colocado no concurso, Leonardo Duarte da Silva, aluno do segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Nova Itamarati, do Assentamento Itamarati, em Ponta Porã.

Os vencedores receberam tablets e a viagem à Campo Grande, onde participaram da premiação. Os desenhos vencedores serão expostos no Museu de Arte Contemporânea (Marco) em data ainda a definir. Também serão digitalizados e divulgados em sites governamentais.

A solenidade contou com a apresentação do Coral da Escola Especial Colibri, cujos alunos executaram as canções “Bernardo” e “Sombra Boa”, do álbum Crianceiras, de Marcio Di Camillo, que musicalizou as poesias de Manoel de Barros.

Na ocasião, o secretário Athayde Nery também apresentou a Reinaldo Azambuja as fotos com o esboço da estátua do poeta, projeto do Governo do Estado executado pelo artista plástico Ique, que será instalado em Campo Grande em homenagem a um dos ícones da nossa cultura.

“Manoel de Barros é um artista da nossa terra. Temos a responsabilidade de homenageá-lo e de manter viva a sua obra e imagem. Por isso realizamos este concurso e também criamos este projeto da estátua, que ficará pronta em breve e será um ponto cultural da cidade”, avaliou o secretário Athayde Nery.

A premiação

O Concurso de Desenho Verbal da Imagem, homenagem criada pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul a Manoel de Barros no centenário de seu nascimento, contou com quarenta e sete participantes. Foram contabilizados os pontos de todos os inscritos e elencados os três desenhos com maior pontuação atribuída pelos avaliadores.

Os avaliadores do concurso foram Maysa Andrade Leite de Barros, coordenadora do Marco; Pamela Aparecida Savala, representante da Associação Sul –Mato-Grossense de Arte Educadores; Flavia Cavalcanti Gonçalves, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Teresa Cristina Pinheiro Graça e Elvys Ferreira da Silva, ambos representantes da Secretaria de Estado de Educação; Sergio Bonilha e Constança Maria Lima de Almeidas Lucas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Confira a relação de premiados:

Escola Estadual Professor José Pereira Lins – Dourados – MS
Aluno: Waysllan Celestrino Machado Coth – 1º ano do ensino médio

Professora orientadora: Cristiane Cândia de Oliveira

2. Escola Estadual Nova Itamarati – Assentamento Itamarati de Ponta Porã – MS

Aluno: Leonardo Duarte da Silva – 2º ano do ensino médio

Professora orientadora: Keilly Camargo Feitoza

3. Escola Estadual Eldorado – Eldorado – MS

Aluno: Carolini Duarte Silva – 1º ano do ensino médio

Professora orientadora: Maria José de Oliveira Pereira

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS