Poesia | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 28/08/2012 21h29

Espaço da Poesia celebra a cultura portuguesa e o centenário de Helio Serejo

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta (31), a partir das 19h, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, mais uma edição do Espaço da Poesia com declamações, apresentações musicais e folclóricas. A entrada é franca. 

Esta edição do Espaço da Poesia lembra o Ano do Brasil em Portugal. Ao longo de dez meses, o Brasil levará a Portugal a sua cultura, do mais tradicional ao mais atual, através de diferentes manifestações artísticas e culturais, entre teatro, cinema, música, literatura, artes plásticas, dança e até na gastronomia.

 No sentido inverso da ponte, celebrando a cultura portuguesa na Capital, serão apresentadas danças, canções e poesias lusitanas organizados pela Associação Luso-Brasileira de Campo Grande, através do grupo folclórico Tradições Portuguesas, que teve inicio em 1950 por iniciativa da Sra. Conceição Ferreira. 

A formação atual teve inicio em 9 de 2000, fruto de uma comissão organizadora e com o apoio da diretoria da Associação Luso Brasileira - Clube Estoril, com o objetivo de preservar, recolher, e difundir os valores das tradições do passado, um museu etnográfico, vivo e pulsante através das músicas e das danças típicas do nosso povo. O guarda-roupa é composto por trajes de várias regiões de Portugal e as danças se enveredam por ritmos como Viras, Chulas, Rusgas, Fandangos do Ribatejo, Picadinho, entre outras. 

A obra de Hélio Serejo também ganhará destaque no Espaço da Poesia, com uma palestra do Profº Hildebrando Campestrini, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, organizador e responsável pela publicação das "Obras Completas de Hélio Serejo”, em 2008, a declamação de textos poéticos do escritor pelos poetas Elias Borges de Campos, Aluizio Luzia Câmara Ozarias e Nildes Tristão Prieto e homenagens diversas, que contarão com a presença de Nahara e Helita Serejo, filhas do autor. 

O Espaço da Poesia desta sexta também contará com apresentações musicais do Coral da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, declamações de obras diversas e exposição de livros e fotos do autor Hildebrando Campestrini. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS