Poesia | Da Redação/Com Campo Grande News | 15/10/2015 22h36

Curso Arte de Dizer Castro Alves homenageia o poeta Dom Aquino

Compartilhe:

O Curso Arte de Dizer Castro Alves, com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), apresentará gratuitamente o XIII Recital de Poesia – Homenagem a Dom Francisco de Aquino Corrêa, em comemoração aos 130 anos de seu nascimento, na quarta-feira (21 de outubro), às 19h30, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento tem duração aproximada de 130 minutos e classificação livre.

O evento será dividido em três partes: Inicialmente, contará com uma abertura especial com o poema “Dom Aquino”, de Rubenio Marcelo e músicas “Dom Aquino” e “Cuiabá”, do poeta e compositor Rubenio Marcelo, Eduardo Mahon e Galvão. Logo após, haverá apresentação com poesias de diversos autores da literatura infantil. A segunda parte contará com poesias dos poetas da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, seguida de intervalo musical com os músicos Eliete Sueli de Oliveira Almeida e Walter Demirdjian, que interpretarão: Emoções (Roberto Carlos), Oração (Walter Demirdjian e Emmanuel) e Ave Maria (Bach – Gounod), e a terceira e última parte, com poesias do poeta homenageado, Dom Francisco de Aquino Corrêa (Dom Aquino). Cenário de William Carrapateira.

A importância e a real intenção dessa homenagem é levar ao público, por meio de declamações especiais, poesias do poeta mato-grossense, imortalizado, que melhor cantou a sua “Terra natal”, o Mato Grosso ainda uno, incluindo o nosso Mato Grosso do Sul, e ser o autor do “hino a Mato Grosso”, e ainda arcebispo de Cuiabá, governador do Estado, fundador da Academia Mato-Grossense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e também membro da Academia Brasileira de Letras.

Homenagear Dom Aquino é resgatar o seu valor adormecido em Mato Grosso do Sul, que por muitos anos passou despercebido quando pronunciam “rua Dom Aquino”, sem a preocupação de saber quem ele foi. Dom Francisco de Aquino Corrêa (Dom Aquino), nasceu em Cuiabá (MT), em 02 de abril de 1885, e faleceu em São Paulo em 22 de março de 1956. Escreveu os livros “Odes”, “Terra natal”, “A flor d’aleluia”, “Discursos”, 03 volumes, “Nova Et vetera”, cartas pastorais, ensaios e conferências públicas na imprensa do País.

O “Curso Arte de Dizer Castro Alves” é dirigido pela poeta e professora Elizabeth Fonseca, natural de Campo Grande-MS, graduada em Ciências Contábeis (FUCMT), com Especialização em Literatura e Língua Portuguesa Contemporânea (UCDB).

Curso de Dizer Castro Alves - Diretora e professora do “Curso Arte de Dizer Castro Alves”, Elizabeth Fonseca é Membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, autora dos livros: Sonhos Azuis, Retalhos da Vida, Além da Janela e, participação na Revista Atualidades (ARCA) da Fundação Municipal de Cultura de Campo Grande/MS, com a história de Antônio Nogueira da Fonseca (fundador do Indubrasil), e escreve para o Suplemento Cultural da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, do Jornal Correio do Estado.

Realiza recitais de poesias com seus alunos todos os anos, e sempre que convidada faz apresentações em escolas, eventos culturais e outros, juntamente com seus alunos.

Premiada em concursos em nível nacional e estadual; com menção honrosa, medalhas Mérito Cultural, e participação em várias coletâneas. Recebeu da Fundac o certificado “Amigo da Cultura” em 2006 e 2007. Ministrou aulas de Interpretação poética pela Fundac no ano de 2008. Recebeu o Prêmio “Mérito Literário” concedido pela IV Femerco – Feira do Livro do Mercosul, em 2007.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS