Música, teatro e inclusão são temas de episódios do Podcast Percurso

"/>
Podcast | Com Juliana Almeida | 25/10/2021 11h25

Música, teatro e inclusão são temas de episódios do Podcast Percurso

Compartilhe:

A arte oferece a capacidade de ajudar na inclusão de todos os integrantes de uma sociedade. Por meio dela, atividades que envolvem a música, pintura e o teatro, por exemplo, são capazes de auxiliar as pessoas a desenvolverem uma maior autonomia e autoestima. O podcast Percurso, produzido pelo CCBB Educativo que, este mês, estreia dois episódios inéditos - os últimos dessa temporada, traz uma reflexão sobre os benefícios do meio artístico para as pessoas com deficiência.

No episódio 9, intitulado "Abertura", é celebrado um importante capítulo da música brasileira com o evento "Rock Brasil 40 anos - Festival Anos 80". Mas, a conversa passa por outros temas com a atriz Graciela Pozzobon, que convida o ouvinte para uma conversa sobre o Festival Assim Vivemos, que em sua 10ª edição, reúne uma seleção de 29 filmes, de 14 países, sobre pessoas com deficiência. Essas produções diversificadas são o fio condutor para um diálogo aprofundar um diálogo sobre as conquistas das pessoas com deficiência e a importância de ampliar sua presença nas escolas, no trabalho, na política e na mídia.

Ainda neste programa, participam o diretor Leandro Mamam e a atriz Sandra Coelho para uma conversa crítica a partir do projeto "Os Pequenos Mundos", um teatro infantil online e interativo, que propõe uma experiência teatral virtual, que valoriza o protagonismo da criança a partir de sua imaginação. Para fechar a conversa, o educador Pedro Ton fala sobre a exposição do artista Leandro Erlich, que reúne as mais criativas obras de ilusões de ótica do argentino.

Já em "Memória", o 10º e último episódio do podcast, Paulo Verlings, diretor teatral, faz com uma crítica do espetáculo independente "Pá de Cal", uma trama sobre um personagem ausente, pois está morto. A partir disso, os familiares mandam representantes para uma reunião "familiar" onde é definido o destino do pai e mãe dessa família. A partir dessa história, Verlings nos convida a refletir sobre as relações familiares por uma perspectiva diferente e o quanto terceirizamos nossas relações e responsabilidades.

Também nessa roda, a educadora Ana Luísa Nunes fala sobre a exposição "O Legado de Morandi", do pintor italiano Giorgio Morandi, cujas pinturas retratam temas como as paisagens do povoado de Grizzana ou as célebres naturezas-mortas de garrafas e potes, pintadas com mínimas variações. E Rafael Bezerra, curador da mostra "Sonora: John Williams", conversa sobre o trabalho do compositor e criador da trilha sonora de Star Wars. Além disso, o episódio traz como bônus um convite especial para o projeto "Do Palais a Paris: 100 anos dos oito batutas".

"Percurso é um podcast mensal, de caráter cultural, realizado pela equipe Programa CCBB Educativo - Arte & Educação, com a previsão de dez edições lançadas entre janeiro e outubro de 2021. Todo o seu conteúdo foi pensado na articulação de entrevistas e críticas a partir de atrações da programação do Centro Cultural Banco do Brasil, além de memórias recentes de atividades realizadas pelo Programa CCBB Educativo. Finalizamos nosso percurso com um material informativo, de qualidade e que segue acessível para todos" explica Daniel Toledo, coordenador editorial do Programa CCBB Educativo.

O podcast Percurso é recomendado para pessoas acima de 10 anos, e está disponível nas redes sociais do CCBB e no site do Programa CCBB Educativo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS