Palestra | Assessoria UEMS | 09/11/2015 15h00

NuPeQ/UEMS participa da V Semana Nacional do Livro

Compartilhe:

Essa foi mais uma atividade desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos da UEMS, que vem ampliando cada vez mais suas parcerias com instituições públicas e privadas, somando forças que resultam no incentivo à leitura e o amor pelos quadrinhos.

Dourados (MS) – Na sexta-feira (06), o coordenador do Núcleo de Pesquisas em Quadrinhos ( NuPeQ) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, ministrou uma palestra na V Semana Nacional do Livro e da Biblioteca da Funlec (Fundação Lowtons de Educação e Cultura).

A palestra intitulada “Quadrinhos nas bibliotecas: como conquistar leitores por meio de histórias que quadrinhos”, tratou dos desafios enfrentados por profissionais tanto da área docente quanto das bibliotecas, para conseguirem  atingir seus leitores. A apresentação contou com a presença de alunos e profissionais do curso de biblioteconomia da Funlec e também com parte da equipe do NuPeQ.

A discussão contemplou questões mercadológicas, como a venda de livros em livrarias físicas, virtuais e editoras destacando suas dificuldades para atrair o público leitor.  O palestrante da noite, professor Nataniel dos Santos Gomes, disse que a venda de livros se tornou um “nicho de mercado”, cabendo às livrarias e editoras fazerem pesquisas prévias antes do lançamento de um livro, visando ter um controle sobre os gastos e melhor atendimento dos leitores.

A temática principal, como conquistar leitores, levantou vários questionamentos e reflexões tanto por parte de docentes quanto de bibliotecários.  Se tratando de professores, que sem dúvida possuem um papel imprescindível no incentivo a leitura, a sugestão da pelo coordenador do NuPeQ, foi a de deixar o aluno livre para escolher o livro que mais lhe interessar, sem impor a leitura de livros complexos, objetivando o primeiro contato prazeroso entre livro e leitor.

Já com relação ás bibliotecas, elas devem ser um espaço de experiência para o leitor, podendo oferecer atividades diferenciadas como: contações de histórias, exposição de filmes populares e clássicos, locais reservados para alimentação e até a venda de outros produtos como CDs e DVDs, com uma finalidade mais atrativa.

As histórias em quadrinhos (HQs) foram abordadas como uma das ferramentas de conquista do leitor, sendo ele infantil, jovem ou adulto, visto que, elas são versáteis e seus estilos atingem as faixas etárias mais diversas. Um exemplo citado pelo palestrante foi a Turma da Monica Jovem, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, que ao observar que parte de seu público havia crescido, começa em 2008 a lançar gibis em estilo Mangá, com os personagens da Turminha também crescidos. Isso faz com que os fãs da TM continuem se identificando com seus personagens prediletos.

O desfecho do evento se deu com uma mensagem para os profissionais que lidam com a leitura diariamente: é preciso criar mecanismos para conquistar os leitores, as histórias em quadrinhos, por serem simples e muito interessantes podem ser o primeiro passo, transformar as bibliotecas um lugares acolhedores, de aprendizado e trocas de experiência também pode ser um diferencial que contribuirá para o processo.

UEMS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS