Palestra | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 27/08/2012 17h55

Fundação de Cultura realiza 2º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul promove, nos dias 30 e 31 de agosto (quinta e sexta-feira), das 13h30 às 17h30, no Auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), o 2º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial.

Relacionando cultura e educação em um processo permanente e sistemático de proteção ao patrimônio sul-mato-grossense, o Simpósio é uma atividade permanente de educação patrimonial desenvolvida pela Fundação de Cultura em parceria com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso do Sul (Iphan).O 2º Simpósio Estadual de Educação Patrimonial é parte de um amplo projeto de preservação do patrimônio local, desenvolvido pela Fundação de Cultura e aborda a multiculturalismo, já que Mato Grosso do Sul recebe a influência de dois países e de cinco estados em sua formação cultural.

O tema central do Simpósio é a construção coletiva do conhecimento através do diálogo entre os educadores, dando oportunidade para discussões, formação de idéias e planejamento de ações compartilhadas.

No dia 30 de agosto, às 13h30, acontece a palestra Educação Patrimonial: Valorizando Nosso Patrimônio, Preservando Nossa Cultura, ministrada pela Profª Drª Lara Nassar Scalise.

No período da tarde acontecem os relatos de experiências de educação patrimonial no meio educacional do Projeto de Educação Patrimonial da Prefeitura Municipal de Campo Grande, desenvolvido pela Fundação Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Projeto Educar para Proteger, experiência desenvolvida pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul nos municípios de Campo Grande, Terenos, Aquidauana, Miranda e Dois Irmãos do Buriti.

No dia 31 de agosto, às 13h30, haverá a palestra "Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso do Sul: um tesouro a ser reconhecido", ministrada pela profª Msc. Maria Margareth Escobar Ribas Lima, docente da UFMS.

Em seguida serão apresentados os relatos de experiências de educação patrimonial desenvolvidas em Museus e Centros Culturais de Mato Grosso do Sul: Projeto Educativo do Moinho Cultural de Corumbá, Projeto de Educação Patrimonial do Museu de Arqueologia da UFMS e Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido pelo Museu das Culturas Dom Bosco.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS