Palestra | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 01/11/2012 13h36

FCMS promove palestra “Personalidades Históricas Afrobrasileiras; do Império ao Século XX”

Compartilhe:

A Fundação de Cultura do governo do Estado, por meio da Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, em parceria com o Instituto Luther King, promove a palestra “Personalidades Históricas Afrobrasileiras; do Império ao Século XX” com o professor e historiador Carlos Versoza no próximo dia 6 de novembro (terça-feira) às 19h30 no Instituto Luther King. A palestra será em comemoração ao dia nacional da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro.

O dia nacional da Consciência Negra é comemorado e celebrado em várias partes do Brasil e faz alusão à morte de Zumbi dos Palmares, último e maior líder do histórico Quilombo de Palmares. O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. O Quilombo de Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695.

Para contestar a data do dia 13 de maio e principalmente a falsa liberdade do dia 14 de maio, na década de 1970, o poeta e escritor gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009), um dos criadores do Grupo Palmares, de Porto Alegre, estudou a data e sugeriu a evocação do dia 20 de Novembro, lançada e implantada no Brasil pelo Grupo Palmares a contar de 1971, tornando-se dia nacional da Consciência Negra em 1978, em São Paulo, numa denominação proposta no Congresso Nacional do Movimento Negro 
Unificado.

Em novembro de 2011 o Senado Federal aprovou a data do dia 20 de Novembro como feriado nacional, depende agora da sanção da Presidente Dilma Roussef. Em Mato Grosso do Sul é feriado municipal em Corumbá, Itaporã e Jaraguari.

Durante a palestra várias personalidades negras protagonistas da luta em prol dos direitos humanos dos afrobrasileiros serão homenageadas, entre elas Teodoro Sampaio e Oliveira Silveira.         

As inscrições para participar da palestra devem ser feitas pelo telefone (67) 3316-9161 e 3316-9176. As vagas são limitadas, com declaração de participação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS