Palestra | Da Redação/Com Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul | 27/07/2012 11h29

Café Filosófico do FestBonito redescobre “Essência Caipira”

Compartilhe:

A Essência Caipira da cultura brasileira e sul-mato-grossense foi redescoberta em detalhes nesta quinta-feira (26), durante o 13º Festival de Inverno de Bonito. O prof. Dr. Josemar Campo Maciel, da Universidade Católica Dom Bosco, e o grupo Ser Tão Trio, de São Paulo, redefiniram a identidade do “caipirismo” mesmo em um mundo tão urbano.

 Em sua palestra, o prof. Dr. Josemar Campo Maciel apresentou características da cultura caipira presentes mesmo nos ambientes urbanos. “São traços que insistem em permanecer, traços culturais que marcam nossa identidade”, explicou. 

Segundo ele, mesmo nos meios urbanos, a cultura caipira mostra suas raízes de diversas formas. “O caipira é na essência uma pessoa que cultiva valores especiais e relações fortes entre familiares, vizinhos e compadres e que dá mais valor ao dia do que a uma agenda picadinha. Isso se vê tanto no sertão como nas cidades, fruto dessa migração cultural”, analisou. 

Para Maciel, outro reflexo dessa essência cultural explica a cultural posição da maioria dos brasileiros, não muito pontual e nossa necessidade de parar tudo – como neste Festival – para nos dedicarmos a celebrar a alegria. “É possível fazer um paralelo. Será que a falta de pontualidade não é uma revolta desse caipira, que sempre valorizou um estilo de vida cujas regras não são estabelecidas pelo relógio?” 

O resgate dos “nossos caipiras” continuou com a apresentação Brasil de Dentro, do grupo Ser Tão Trio. Através de um retrato poético e musical do caipira, do sertanejo e do pantaneiro, os músicos Bruno Sanches (violeiro, cantador e contador de causos), Bruno Menegatti (rabequeiro, declamador e cantador) e Giovanni Matarazzo (violonista) desenharam imagens do nosso interior Juntos, textos de grandes nomes como Patativa do Assaré, Manoel de Barros e de outros poetas regionais. 

Formado em 2010, o trio nasceu da vontade de explorar a sonoridade de seus instrumentos em múltiplas linguagens, preservar estilos tradicionais brasileiros e misturá-los com tradições musicais de outros países. Entre os shows que já realizou, estão "Beatles Violados" (que tem a proposta de explorar a universalidade da música através da mistura de canções dos Beatles com melodias e ritmos brasileiros), “Saudade da minha terra” (onde se explora o repertório musical consagrado do Brasil interior) e o último trabalho, intitulado “Caipira Urbano” (composto por músicas próprias do trio).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS