Palestra | Da Redação/Com Assessoria | 28/05/2012 15h15

Brasilândia realiza 3º ciclo de documentários e palestras sobre meio ambiente

Compartilhe:

Ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de junho, no anfiteatro do Centro Cultural Ramez Tebet, no município de Brasilândia-MS, a 3ª edição do Ciclo de Documentários sobre Meio Ambiente que neste ano agrega o Circuito de Palestra e Teatro “Reserva Cisalpina: Eu cuido. E você?” destinado a jovens estudantes e a comunidade em geral.

Fruto de uma parceria entre o Instituto Cisalpina de Pesquisa e Educação Sócio-Ambiental e a Companhia Energética de São Paulo-CESP, o evento conta com o já tradicional apoio cultural da Prefeitura Municipal de Brasilândia, Fibria Celulose Sul-Matogrossense, SANESUL e Associação Brasilandenses de Agentes Ambientais-ASSOBRA.

Na programação dos dias 4 e 5 estão previstas no período matutino e vespertino, sob responsabilidade da CESP, palestras com informações sobre proteção e conservação da Reserva Cisalpina, apresentação de espécies raras que vivem na confluência dos rios Verde e Paraná, numa área de 22 mil hectares, e os riscos e cuidados que devemos ter com a rodovia Luigi Cantone (BR-158) que atravessa a reserva e todo esse frágil ecossistema. No dia 6 será apresentado no mesmo período, o teatro de fantoches “Cervo do Pantanal”, dirigido aos alunos do ensino fundamental da escola Adilson Alves da Silva.

Durante a noite, o Instituto Cisalpina selecionou 3 documentários, apresentando no dia 4, o filme “O lixo extraordinário” (Wast Land), que retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz junto a um dos maiores aterros sanitários do mundo. Documentário produzido em 2010 e indicado para o Oscar, com duração de 90 minutos. No dia 5 será apresentado o recente documentário de Silvio Tendler lançado em 2011 “O veneno está na mesa” que mostra como o Brasil está envenenando diariamente sua população com os agrotóxicos e nem percebemos. O documentário, de 50 minutos, é recomendado para maiores de 12 anos.

O filme que encerra o evento foi a grande sensação americana de 2011 “Rio”, dirigido por Carlos Saldanha. Produzido pela mesma equipe criadora da Era do Gelo, a animação encanta crianças, jovens e adultos. “A proposta é transmitir uma mensagem ecológica e social que festeje e ao mesmo tempo reflita sobre o meio ambiente”, explica o prof. Carlito Dutra, presidente do Instituo Cisalpina, responsável pelo evento. Na oportunidade o ambientalista convidou toda a comunidade a prestigiar o evento informando que, a exemplo dos anos anteriores, será fornecido certificado aos participantes, podendo detalhes do evento serem acompanhados através do link http://institutocisalpina.com/ciclo3-2012.html


VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS