Outros | Da Redação/Com Diário Online | 15/05/2013 12h58

Violinista corumbaense vence Prêmio Campo Grande de Música de Concerto

Compartilhe:

Desde pequena, a corumbaense Kaíza da Costa Alves gostava de tocar algo parecido a um violoncelo usando um cabo de vassoura. Cresceu imaginando que um dia pudesse integrar o elenco de uma orquestra. O sonho começou a se tornar um fato quando ingressou no Moinho Cultural aos 8 anos de idade. Passou pela escola de balé clássico e de música, até que um dia ganhou o direito de escolher seu instrumento. Escolheu o violino e, sete anos depois, integra a Orquestra Moinho, pela qual se apresentou em todas as edições do Moinho in Concert. A dedicação da solista lhe valeu neste mês a conquista do primeiro lugar no Prêmio Campo Grande de Música de Concerto.

A prova aconteceu no dia 11 de maio, no campus da UFMS, na Capital, onde Kaíza concorreu com candidatos de todo o Estado e trouxe para o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano um prêmio ainda inédito na categoria Juvenil Instrumento Melódico - Violino. "O prêmio é um grande incentivo para mim, minha família, amigos e professores do Moinho, que sempre me acompanham e apoiam", afirmou Kaíza. "A música, o violino e o Moinho fazem parte da minha vida, quero fazer a Faculdade de Música e se possível um estágio fora do País", comentou Kaíza.

Kaíza é o exemplo recente da geração de novos talentos proporcionada pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, e carrega a missão de reduzir os riscos sociais na região de fronteira por meio de bens culturais como a música e a dança. Cursando o segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Castro Brasil, ela já definiu uma profissão após sete anos de vivência no Moinho. "E leva vantagem pela vivência musical, porque toca violino em uma congregação evangélica além das aulas que recebe aqui", ressaltou o professor de Música do Moinho, Emanuel Teixeira, regente da Orquestra Moinho que acompanha Kaíza desde os primeiros passos no instituto.

Além de Kaíza, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano participou do Prêmio Campo Grande de Música de Concerto com Thayany Arguello Castedo, que foi a terceira colocada na categoria juvenil instrumento melódico violoncelo; Danilo Elias Silva Valdes, Ingrid Tatiane da Silva Roque e José Carlos Antelo Abastaflor. O concurso era restrito a alunos residentes em Mato Grosso do Sul. José Carlos, boliviano morador em Puerto Quijarro, teve participação especial e ganhou menção honrosa pela excelente apresentação.

A prova constou de apresentação de três peças: uma obra do período renascentista, barroco ou clássico, uma obra do período romântico ou contemporâneo e uma obra de livre escolha. Kaíza escolheu Concerto em lá menor, de Vivaldi; Hanoeresque, de Dvorak; e Movimentos. "Desde cedo ela mostrou ter uma enorme capacidade de aprendizado e um talento nato para a música", comprova o professor de música do Moinho, João Oliveira de Sousa, regente da Camerata Moinho.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS