Outros | Com UFGD | 28/11/2019 08h22

UFGD encerra Mês Afro com atividades nesta quinta

Compartilhe:

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFGD) encerra nesta semana as atividades do Mês Afro, em alusão às comemorações da Consciência Negra. A programação envolve uma roda de conversa, uma palestra e a exibição de um filme, dentro da Mostra Afrocine.

O racismo na obra de Monteiro Lobato será o tema da roda de conversa da semana, realizada em parceria com a Coordenadoria de Serviços de Biblioteca (CSB). O evento acontece no dia 28 de novembro, às 14h, no hall da Biblioteca Central, na Unidade 2 (Cidade Universitária), e será debatido pela pós-doutoranda da UFGD, Alexandra Aparecida de Araújo Figueiredo da FACALE. A ideia é promover reflexões sobre as marcas do racismo nas obras do autor no contexto atual. Inscrições para a roda de conversa devem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/consciencianegra2019/.

No mesmo dia, haverá a palestra Interfaces entre literatura africana em língua Inglesa e portuguesa, às 19h, no Auditório da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE), com participação dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Letras, sob coordenação do professor doutor Silvio Ruiz Parodiso, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Amorgosa.

E no sábado, encerramento das atividades do mês de novembro, acontecerá a exibição do filme Cinderelas, Lobos e um Príncipe encantado (2008), das 14h às 16h30, no Cineauditório da Unidade 1 da UFGD. A atividade terá como debatedora a professora doutora Claudia Carvalho, do NEAB/UFGD.

O MÊS AFRO

Desde o início do mês de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFGD), em alusão ao mês da Consciência Negra, promoveu uma série de atividades voltadas à comunidade acadêmica, educadores/as e sociedade em geral. O tema deste ano abordado nas ações, Possibilidades emancipatórias para além do racismo estrutural, dialogou com a Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024, instituída pela UNESCO, que tem objetivo de promover o respeito, o reconhecimento, a igualdade e a justiça social cognitiva que contemple a diversidade étnica-racial.

Segundo a coordenadora do NEAB/UFGD, professora doutora Claudia Cristina Ferreira Carvalho, a ideia foi promover a discussão e a difusão de conhecimentos acerca das questões que envolvem o racismo e as desigualdades, ampliando o debate sobre diversidade étnica, racial, nacionalidades, desigualdades entre mulheres e homens, para além da matriz hetero(cis)sexual.

Outras informações podem ser obtidas no NEAB/UFGD, pelos telefones (67) 3410-2654 / 2751 ou pelo e-mail neab@ufgd.edu.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS