Outros | Da Redação/Com Assessoria | 08/10/2013 11h45

Reformado com recursos do FIC, “Guerreiro Guaicuru” será reinaugurado

Compartilhe:

Reformado com recursos do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação de Cultura do governo do Estado, será reinaugurado na quarta-feira (9 de outubro), às 9h30, no Parque das Nações Indígenas o monumento “Guerreiro Guaicuru”, concebido pelo artista plástico Anor Mendes.

A restauração completa segue um projeto aprovado pelo FIC e desenvolvido pelo próprio artista. Durante o processo o monumento foi aberto lateralmente para uma nova soldagem da estrutura de ferro. A obra também foi reposicionada e teve peças vandalizadas repostas por outras de material mais resistente.

“O monumento Guerreiro Guaicuru é de grande importância, pois além de ser a primeira peça referente à cultura indígena instalada no Parque das Nações é também a única referência a essa nação extinta que dominava toda a nossa região e que por sua bravura indômita não permitiu que os colonizadores espanhóis aqui se fixassem, garantindo que nossa terra fizesse parte do Brasil”, afirma Anor Mendes.

A estátua foi inaugurada há dez anos e desde então não recebeu a manutenção bienal prevista. “Não pela fragilidade do material empregado, mas principalmente pelo vandalismo feroz que ela vem sofrendo todos estes anos. Com isso a obra, que é fotografada por inúmeros turistas, ficou comprometida”, explica o artista.

Com a inauguração, o monumento Guarreiro Guaicuru irá compor com o Museu das Culturas e com o Aquário do Pantanal os pontos principais de cultura e turismo do Parque das Nações Indígenas. “A obra tem que fazer jus a tão grandiosas companhias e se igualar em importância e beleza brilhando diante das imagens das câmeras que levam mundo afora nossas belezas”, prevê Anor.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS