Outros | Da Redação/Com Assessoria | 08/02/2013 12h50

Reeducandas recebem certificação em cursos na área de beleza

Compartilhe:

Reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ) participaram na quinta-feira (7) da cerimônia de certificação de cursos na área de beleza, promovidos por meio de parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), a Central de Execução de Penas Alternativas (Cepa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Vinte e seis internas foram certificadas nos cursos de corte de cabelo, manicura e pedicura e de maquiador profissional.

 Segundo a diretora do Presídio, Mari Jane Boleti Carrilho, os cursos funcionam como uma terapia para as presidiárias, pois além de conquistarem uma profissão, elas aprendem a cuidar de si mesmas. “Ajuda muito na autoestima delas, elas ficam mais confiantes. O comportamento delas aqui dentro também muda bastante, pois o bom comportamento é um dos requisitos para fazer os cursos e como elas querem participar, se empenham. Essa parceria é muito positiva e só trouxe benefícios, não apenas para as detentas, mas para toda a sociedade”, afirma.

 Os cursos no presídio tiveram início no ano passado. Outras turmas já receberam a qualificação e uma nova teve início nesta semana, com o curso de manicure e pedicura. “O objetivo do Senac, através dessa parceria, é oferecer qualificação e, assim, oportunizar uma nova perspectiva de vida a elas. No futuro, estarão capacitadas para exercer uma profissão que gera renda e que cresce a cada ano. Outro fator importante é que esses cursos dão a possibilidade de trabalho autônomo, pois sabemos da dificuldade que elas encontram em conseguir um emprego. Dessa forma, as chances de reinserção são maiores”, afirmou a gerente do Senac Beleza e Moda, Simone Michel.

Para a reeducanda Kátia Cristina Faria Ribeiro Pereira, 41 anos, que participou do curso de maquiador profissional, o aprendizado poderá abrir muitas portas para quando ela deixar a prisão. “É uma expectativa de crescimento. E nesse momento em que eu estou presa, serve também para eu me ocupar e me fazer sentir mais capaz”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS