Outros | Com FCMS | 13/04/2020 08h14

Pacote de obras do governo prevê revitalização em Centro Cultural

Compartilhe:

Prioridade na gestão da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, as revitalizações do Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, e do Castelinho, em Ponta Porã, estão inseridas no programa Governo Presente, pacote de obras do Governo do Estado lançado no dia 6 de março no Centro de Convenções Arq. Rubens Gil de Camillo.

As obras contarão com R$ 17 milhões em recursos já assegurados pelo orçamento do Estado e possibilitarão a reforma completa de dois equipamentos vitais para a cultura e o patrimônio histórico e artístico de Mato Grosso do Sul.

“A revitalização desses dois emblemáticos espaços foi uma das prioridades discutidas com o governador Reinaldo Azambuja assim que assumimos a gestão, em 2019. Por meio de reuniões com técnicos da área cultural, da Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) e a classe artística, viabilizamos os projetos e hoje celebramos uma conquista que reestabelece a importância histórica e cultural desses locais”, avalia a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro.

O Centro Cultural José Octavio Guizzo é um espaço dedicado à geração, formação e difusão da cultura sul-mato-grossense. Com duas décadas de funcionamento, o complexo arquitetônico abrange oficinas de artes, espetáculos, exposições, palestras exibições de vídeos e eventos similares.

Sua estrutura abriga a Sala de Convenções Rubens Corrêa, Galeria de Exposições Wega Nery, Ateliê de Artes, Sala de Ensaios Conceição Ferreira, Sala de Música, Sala Central e Teatro Aracy Balabanian. No Centro Cultural acontecem oficinas de dança, música, teatro, artes plásticas e capoeira, além de espetáculos e exposições.

O espaço também está localizado em uma região que marca a história de Campo Grande, em um terreno que foi sede da primeira usina elétrica da cidade (1919), autarquia e fórum, este construído já na década de 1960 e cuja estrutura é a base do atual Centro Cultural.

Construído entre 1926 e 1930 com recursos da União e contribuições da Cia. Matte Laranjeira, o Castelinho foi a base governamental na região de fronteira. Erguido próximo à antiga estação Noroeste do Brasil, entre 1943 e 1946 foi sede do governo do Território de Ponta Porã, criado no governo Vargas, tendo como governador o militar Ramiro Noronha.

Em 1940 passou a abrigar a cadeia pública e o quartel da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar. No final da década de 1990, com a transferência da corporação a novo prédio, o castelinho ficou sem função e hoje tem recursos liberados para sua transformação em museu para guardar a história da região de fronteira.

Governo Presente - Realizado entre os meses de setembro e novembro de 2019, o programa mapeou mais de mil demandas municipais nas áreas de saúde, educação, segurança e, em especial, infraestrutura. As principais delas, elencadas por prefeitos e vereadores, serão executadas dentro deste pacote de obras.

As ações atendem todos os 79 municípios do Estado e garantem R$ 4,2 bilhões em investimentos no triênio 2020/2022. Saiba mais em www.ms.gov.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS