Outros | Jeozadaque | 29/12/2009 06h56

Museu Dom Bosco voltará a funcionar somente em 2010

Compartilhe:

Para quem estava pensando em visitar o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), neste final de ano, terá que adiar sua visita e esperar até o dia 4 de janeiro, quando o museu volta a funcionar. O local entrou em recesso no dia 24 de dezembro e voltará às suas atividades somente no próximo ano.

Sobre o museu

Mais que um museu universitário, de conhecimento e para pesquisa e extensão, o acervo do MCDB, serve para preservar a história. Lá existem coletas feitas desde 1894, período em que chegaram os primeiros missionários salesianos em Cuiabá, para apaziguar os sangrentos conflitos entre os Bororos e os colonizadores de Mato Grosso, a pedido do governo.

Após a sua reinauguração, em agosto deste ano, o museu ganhou uma ala de mil metros quadrados, que abriga objetos e símbolos de diversas etnias, como bororo, karajá, xavante e dos Povos do Rio Uaupés.

Em outubro de 1951, o Museu Dom Bosco foi oficialmente inaugurado em Campo Grande, ainda nas dependências do Colégio Dom Bosco. Ao longo dos anos, foram adquiridas novos exemplares da fauna da região e peças para as temáticas já existentes.

Entre os anos de 1977 e 1978, o acervo do museu foi transferido para um novo espaço, em frente à Praça do Rádio Clube, que na época era um local mais amplo, no qual as exposições puderam ser reformuladas, seguindo novas temáticas da época.

O MCDB, ficará aberto nesta sexta-feira (30/10), até às 18:00 horas, e no sábado (31/10) e domingo (01/11), das 9:00 às 19:00 horas.

O ingresso para a visitação pode ser adquirido ao valor de R$ 5,00 reais para os residentes em Campo Grande, estudantes e idosos, já para os visitantes, a entrada custa R$ 10,00 reais.

O MCDB está localizado no Parque das Nações Indígenas, quase no final da Avenida Afonso Pena. Mais informações pelo telefone 3326-9788.

Por Luciana Navarro

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS