Outros | Da redação/com Assessoria | 11/04/2014 10h48

MS recebe Núcleo de Formação de Agentes Culturais Negros

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Lançado em 2012, o Edital NUFAC é uma ação da Fundação Cultural Palmares, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, para cumprir as diretrizes estabelecidas pelo Plano Plurianual do Governo Federal e Plano Nacional de Cultura – Meta 18 e contribuir para o Plano Juventude Viva de enfrentamento à violência contra a juventude negra. A iniciativa possibilita a implantação de Núcleos de Formação, voltados para capacitação profissional de jovens negras e negros para o mercado da cultura. Já foram investidos cerca de R$ 8 milhões com recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC).

Os NUFAC’s são mais um incentivo à promoção, preservação e difusão do patrimônio e das expressões artístico-culturais afro-brasileiras. É a estratégia da FCP/MinC em busca de alternativas para prevenir as situações de exclusão e violência, ainda presentes nas realidades das mulheres e homens jovens negros do país.

O Instituto RessoArte foi a organização de Mato Grosso do Sul selecionada para preencher uma das 2 (duas) vagas destinadas ao Centro-Oeste na implantação do Núcleo, de um total de 10 em todo o país, consolidando-se como instituição multisetorial e de desenvolvimento territorial através do reconhecimento das ações realizadas em parceria com iniciativas pública e privada.

O Núcleo de Formação de Agente de Cultura da Juventude Negra, implementado pelo Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento RessoArte em parceria com a Fundação Cultural Palmares, , abre processo para selecionar 120 alunos, entre 15 e 29 anos, do ensino fundamental e médio, completo e incompleto, para participarem dos cursos de formação na área cultural desenvolvimento no Núcleo: Artesão de Biojóias, Produtor Cultural, Produtor de Vídeo e Web Designer.

São 30 vagas por curso, com duração de 200 horas/aula, compreendendo módulo de atividade étnico-raciais e formação técnica na área escolhida.

Os 120 selecionados receberão uma bolsa incentivo no valor de R$ 120,00 durante os 10 meses de duração dos cursos.

Os encontros ocorrerão 1 (uma) vez na semana, com duração de 5 horas/aula cada. O Núcleo também oferecerá lanche a todos os alunos durante o intervalo de cada aula, que acontecerão nas dependências da organização.

O período de inscrições é de 07/04/2014  a 30/04/2014, maiores informações no site www.nufacms.com.br ou na sede do Instituto Ressoarte , rua Américo de Souza , 320 – Centro de Anastácio (MS), fone 3245- 0137.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS