Outros | Da Redação/Com Assessoria | 23/12/2013 15h01

Fundação de Cultura difunde as artes e reforça patrimônio cultural do Estado em 2013

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul desenvolveu neste ano de 2013 trabalho extremamente positivo na Capital e em todos os demais municípios do Estado. O fomento ao patrimônio e as artes se consolidou através de diversos projetos, voltados principalmente para a democratização cultural.

Projetos de grande porte como o MS Canta Brasil, que em seis edições com os artistas Marcelo D2 e Chá Noise, NX Zero e Haiwanna, Almir Sater e Alzira Espíndola, Daniela Mercury e Sarravulho, Ana Carolina e Karina Marques, CPM 22 e Rivers, e que mobilizou mais de 280 mil pessoas, integrou estilos e uniu talentos.

Os festivais de Inverno de Bonito e América da Sul, que reuniram cada um mais de 50 mil pessoas em suas edições este ano também são marcas explícitas da visibilidade alcançada pela Fundação de Cultura.

Outros projetos como o Som da Concha, CenaSom e Quarta Erudita consolidaram um público significativo, demonstrando que o investimento feito nesses projetos atingiu seus objetivos no que se refere a formação de platéia e alçaram o talento dos artistas sul-mato-grossenses.

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro e os projetos Dança no Mato e Rotacine firmaram-se no cenário artístico do Estado, conquistando definitivamente um público expressivos para as artes cênicas e audiovisual. “Realmente, em cada município, o entusiasmo e a participação do público foram surpreendentes. Mais de 15 mil pessoas prestigiaram esses circuitos por todo o Estado”, analisa o presidente da Fundação de Cultura, Américo Calheiros.

Outros projetos como o CineMIS, Exposições Temporárias na Casa do Artesão, Salão de Arte de Mato Grosso do Sul, Território Ocupado , as feiras de artesanato e o Artesania, que estimula a criação de núcleos de produção artesanal por todo o Estado, também atingiram as metas estabelecidas e alicerçaram a identidade cultural de Mato Grosso do Sul.

A participação em cinco feiras nacionais de artesanato possibilitaram a divulgação dos produtos feitos pelos artesãos sul-mato-grossenses, bem como permitiram a realização de importantes negócios nesta área.

A doação de 315 instrumentos musicais para 16 corporações musicais sul-mato-grossenses este ano estimularam a difusão da música instrumental e o engajamento da juventude no campo artístico e cultural. A iniciativa integra o Programa de Fomento a Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, desenvolvido pela Fundação de Cultura, e contou com investimentos de R$ 600 mil em recursos orçamentários do próprio governo do Estado. Nos últimos seis anos o governo do Estado entregou 1590 instrumentos.

Seis etapas do Circuito Sul-Mato-Grossense de Bandas e Fanfarras realizadas pelo governo do Estado em mobilizaram mais de 70 corporações de Mato Grosso do Sul e numeroso público: cerca de 10 mil pessoas. O projeto iniciou sua 7ª temporada em junho, no município de Bandeirantes e já passou por Rio Negro, Bonito, Rio Brilhante, Pedro Gomes e Campo Grande com apresentações gratuitas sempre aos finais de semana no período vespertino em ginásios, praças ou avenidas de cada cidade.

A destinação de Kits Literários para todas as bibliotecas públicas municipais de Mato Grosso do Sul, da Cesta Básica da Cultura e de caixas literárias para mais de 50 entidades culturais envolveram em 2013 a doação de mais de 30 mil livros.

A produção, pela primeira vez em nosso Estado, de 2 cd´s e um livro que registra as manifestações culturais e religiosas de 16 municípios foi outra importante iniciativa que beneficia o patrimônio cultural e a memória sul-mato-grossense. A 6ª edição da revista Cultura em MS, com 2 mil exemplares publicados e versão digital disponível na página da Fundação de Cultura na internet também cumpriu importante papel neste setor.

“Na prática o governo do Estado está movimentando os mais distintos segmentos da arte e da cultura sul-mato-grossense, bem como aproximando cada vez mais a população das distintas manifestações culturais”, explica Américo Calheiros.

A Fundação de Cultura ainda investiu esforços no âmbito da capacitação, com a promoção de oficinas e cursos diversos, bem como na realização das conferências municipais, estadual e nacional de cultura. Também foi elaborado com ampla participação popular o Plano Estadual de Cultura, que será encaminhado em 2014 para a Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS