Outros | Da Redação/Com Assessoria | 08/11/2013 12h15

Estado lança Manifestações Culturais e Religiosas de MS

Compartilhe:

O Governo do Estado através da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) lançou na manhã de hoje (6), na Governadoria, mais um projeto inédito no setor cultural do estado - o livro e os dvd’s que fazem parte da Caixa Cultural “Manifestações Culturais e Religiosas de MS”. O projeto apresenta os panoramas completos das mais tradicionais festas do folclore sul-mato-grossense.

Ao todo foram produzidas 500 cópias do kit com dois discos contendo 16 festividades religiosas e um livro com fotografias, ilustrações e textos que analisam as histórias e contextos culturais de cada uma das celebrações. Também serão disponibilizados vídeos através da internet.

Para o governador André Puccinelli, a intenção é que em 2014 o projeto seja ampliado para que outras festas tradicionais possam ser contempladas. “Hoje quem agradece somos nós a vocês por terem uma diversidade cultural magnífica. Espero com esse projeto poder eternizar nossas manifestações culturais e perenizá-las. Já determinamos ao Américo que no ano que vem amplie, pois há outras festas tradicionais no estado e que assim possamos fazer o mesmo que fizemos com a musicalidade”, disse Puccinelli.

Segundo o diretor-presidente da FCMS, Américo Calheiros, o projeto além de valorizar a cultura dos municípios é pioneiro. “Nesta edição contemplamos 16 festas de 14 municípios, mas existem muitas outras que ainda poderão ser colocadas nesse rol. É uma política pública do Governo do Estado resgatar histórias, memórias, tradições e registrá-las, colocá-las à serviço da sociedade. Esta é a primeira vez que se realiza uma pesquisa desse caráter na área de manifestações culturais e religiosas. Trata-se um de um projeto pioneiro que congrega texto, vídeo e foto. A caixa cultura é única e esperamos que sirva muito à população e aos estudiosos da cultura”, avaliou o diretor-presidente.

O projeto foi executado ao longo de dois anos e contempla as tradicionais festas da Folia de Reis, em Bodoquena; a Festa de São Sebastião, do Terço em Honra à São João Batista e São Pedro e o Bon Odori, na Capital; as festas de São Sebastião de Aparecida do Taboado; do Padroeiro São Paulo de Ivinhema; do Divino em Coxim; de Nossa Senhora do Carmo em Forte Coimbra; de São Cristóvão em Dourados; do Santo Fujão de Costa Rica; de Nossa Senhora dos Navegantes de Bataguassu; de Nossa Senhora dos Remédios de Ladário; de Nossa Senhora de Caacupé de Porto Murtinho e de Ponta Porã; de São Patrício em Bela Vista; o Banho de São João de Corumbá e a Missa dos Cavaleiros de Anaurilândia.

Durante o evento os materiais foram entregues para as prefeituras e instituições de cultura. “Mas também serão distribuídos para as principais bibliotecas do Estado e do País. Há muito para ser feito pela cultura em nosso MS e esse é nosso principal desafio”, finalizou Américo Calheiros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS